São 350 vagas, sendo 300 para o pré-vestibular, voltado para estudantes dos anos finais ou que já tenham concluído o Ensino Médio, e 50 para o pré-técnico, para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental |
As aulas acontecem sempre aos sábados, na Escola Municipal Monteiro Lobato, no Centro, das 8 às 17h. Estudantes de universidades públicas, selecionados através de chamamento público realizado pela Prefeitura de Nova Iguaçu, atuarão como professores e monitores. ”A educação pública pode, sim, ser de qualidade. Este preparatório já ajudou muita gente e é uma chance para quem não pode pagar ou estudar durante a semana, já que as aulas acontecerão aos sábados”, disse a secretária municipal de Educação, Maria Virgínia Andrade.
O “Preparatório Nova Iguaçu” acontece há 12 anos e já formou muitos novos universitários, como Maria Lucineide Pedrosa do Rosário Alves, de 52 anos. “Foi a oportunidade que faltava para realizar meu sonho de entrar para a faculdade. A forma pedagógica que aplicam, faz com que as aulas sejam mais dinâmicas e o aprendizado mais fácil. Mas não tem fórmula mágica para aprovação. Tem que se dedicar e estudar mesmo”, garante Maria Lucineide, que vai cursar Serviço Social na Universidade Estadual do Rio de Janeiro e frequentou o curso em 2018.