- O Detran tem implementado avanços importantes no nosso governo, como, por exemplo, não ser mais necessário pegar o CRLV no posto, e sim acessá-lo eletronicamente. Essa e outras evoluções estão sendo realizadas para facilitar a vida da população fluminense. Cito também o programa Detran Seguro que, por causa da pandemia, não está acontecendo, mas é a vistoria nas ruas para fiscalizar quem não está de acordo com a legislação - disse Witzel.
No novo posto, com capacidade para atender cerca de duas mil pessoas por dia após o período de pandemia, são oferecidos os seguintes serviços - habilitação, documentação civil, clínica médica, posto de vistoria, pista de exames de direção e CRLV. Nos próximos dias, alguns destes estarão disponíveis, como a solicitação da primeira e segunda via da carteira de identidade, no setor de identificação civil. Serviços do setor de registro de veículos já estão sendo oferecidos, como licenciamento anual, transferência de propriedade, emplacamento e comunicação de venda.
Na próxima semana, também será possível realizar exames teóricos e práticos para o processo de habilitação. A prioridade será para os candidatos que já estavam agendados antes da paralisação dos serviços.
- Este novo posto servirá de referência para os demais que o Detran pretende expandir. Os bairros da Barra da Tijuca, Recreio, Grande Jacarepaguá, Vargens Pequena e Grande e entorno englobam a área de abrangência, em um total de 750 mil pessoas que vão poder usufruir dos serviços em um ambiente limpo, arejado e seguro - disse o presidente do Detran, Marcello Braga Maia.
O vice-governador, Cláudio Castro, também esteve presente à expansão da unidade.
- A inauguração de hoje sintetiza o que estamos realizando: fazer mais e gastar menos e, além disso, dar possibilidade à população de um serviço melhor, com mais integração, facilidades e espaços decentes - complementou.
NOVA UNIDADE DO SINE TAMBÉM É INAUGURADA
Witzel inaugurou, ainda, a nova instalação do Sistema Nacional de Emprego (SINE), que fica no mesmo shopping. O programa, do governo federal, é administrado no território fluminense pela Secretaria de Estado de Trabalho e Renda. Este é o primeiro posto que seguirá o novo conceito de atendimento, com a oferta de mais serviços.
- Este novo SINE é mais um esforço do Governo do Estado para ajudar as pessoas a encontrarem emprego. E vai além disso: o Estado, através da Agerio, também está à disposição dos empresários com uma linha de crédito de, aproximadamente, R$ 200 milhões para investimentos no Rio de Janeiro com juros de 2% ao ano. Esta é a missão da nossa gestão: ajudar na retomada da economia fluminense - completou o governador.
Além da intermediação de mão de obra, requisição de seguro desemprego e orientações sobre carteira de trabalho digital, também serão ofertadas orientações profissionais, orientação para elevação de escolaridade (em parceria com a Secretaria de Educação), encaminhamento para qualificação social e profissional, fomento ao empreendedorismo (em parceria com o SEBRAE-RJ), assessoramento técnico ao trabalho autônomo, autogestão e economia solidária, entre outros.
- O Sistema de Trabalho é uma grande parceria entre os governos e é fundamental neste momento de retomada da economia. Esta iniciativa aproxima quem precisa de uma oportunidade de emprego e, neste momento de pandemia, o único jeito de melhorar a vida do cidadão é através da renda - comentou o secretário de Trabalho e Renda, Juarez Fialho.
A área de abrangência do novo posto atende os moradores dos bairros da Barra da Tijuca, além da Taquara, Tanque, Freguesia, Gardênia Azul, Anil e Pechincha.