Verônica da Cruz utiliza música no trabalho no desenvolvimento de alunos com deficiência
A professora de Educação Especial Veronica da Cruz, da Faetec Favo de Mel – Centro de Apoio Especializado à Educação Profissional (CAEP) – recebeu o Special Tribute ‘Inovação e Boas Práticas com Foco na Humanidade’, concedida pela Brain Connection Brasil. O prêmio é um dos maiores em reconhecimento internacional ao homenagear brasileiros com ações que impactam a vida de centenas de pessoas e têm o compromisso de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos no dia a dia.
A pedagoga, que também é autora do livro Escolha ser Feliz, se destacou com o trabalho ‘Atendimento Educacional Individualizado (AEI), utilizando a Neurociência e Música junto a Pessoas com Deficiência Intelectual de Alta Complexidade e Múltipla’. Ela propõe uma quebra de paradigma sobre a limitação das pessoas com deficiência e defende que, além de atividades rotineiras, como trabalho e afazeres domésticos, elas também desenvolvem muito suas habilidades artísticas. Por meio dos sons e vibrações provocadas pelos instrumentos musicais, os alunos desenvolvem a linguagem, a capacidade auditiva e intelectual e a memória. Também estimulam a expansão cognitiva, psicomotora e afetiva.
- Eu mostro que a neurociência, em dueto incrível com a música, pode levar a uma melhora significativa no aspecto sonoro-musical, na ampliação dos elementos rítmico-melódicos, nas habilidades psicomotoras, socioemocionais, na memória, atenção, tomada de decisões, assim como autoexpressão, linguagem e controle inibitório, tendo reflexos positivos na aprendizagem e vida cotidiana de cada aluno meu atendido. Quebramos os paradigmas e preconceitos de que a pessoa com deficiência não é capaz de nada. Ao contrário, podem trabalhar, namorar, casar, morar sozinho. Elas podem ser o que quiserem. E, no nosso caso, músicos - salienta Veronica da Cruz, especialista em Neurociência Pedagógica.
A cerimônia de premiação foi online durante o Congresso Internacional de Neurociências e Aprendizagem - Brain Conncetion. O prêmio incluiu medalha, certificado, com selo prata europeu e selo Boas Práticas, e o nome incluído na instituição com atuação em toda a União Europeia.
– É com muita alegria que recebi a notícia sobre a premiação da professora Veronica Cruz, que simboliza o reconhecimento pelo seu trabalho impecável. Essa conquista é motivo de orgulho para a educação pública fluminense que mesmo diante de adversidades, rompe barreiras e faz a diferença na vida da população. Parabenizo a Veronica pela homenagem e aproveito para reiterar que quando unimos amor por aquilo que fazemos, competência e dedicação, o resultado é esse, pontuou a secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria Isabel de Castro.
PRÊMIO DRA. MARTA PIRES RELVAS
A educadora também ganhou, na noite de domingo (22/11), o prêmio Dra. Marta Pires Relvas, justamente, a partir do trabalho desenvolvido na unidade Favo de Mel tendo a música como metodologia neuropedagógica do saber. O Centro de Apoio Especializado à Educação Profissional é o único do país dedicado exclusivamente a pessoas com deficiência intelectual preparando-os para o mercado de trabalho e atende há 24 anos centenas de jovens.
- Para mim, é uma grande alegria receber também este prêmio, pois fui aluna da doutora Marta, orientanda, assim como foi ela quem escreveu o prefácio do meu livro (lançado ano passado na Bienal do Livro). Uma profissional de competência sem igual! - salienta Veronica Cruz.
Nos próximos dias 10 e 12, ela poderá conquistar o Prêmio Luiz Carlos de Lima Silveira, no III Simpósio Brasileiro de Neurociências — Ciência e Cognição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).