Para aproveitar a extensão do benefício, o contribuinte deve acessar o Portal do Contribuinte no site da Prefeitura para emitir o carnê. Quem optar pelo pagamento parcelado, o vencimento continua sendo o mesmo. A primeira parcela venceu no dia 5 e a próxima será no dia 5 de maio. Este ano, foram emitidos 31.105 mil carnês de Taxas Consolidadas e 6.193 de ISS.
A decisão da prorrogação do prazo se deve a suspensão do contrato de confecção dos carnês, obrigando os contribuintes a liberar os documentos somente pelo Portal de Transparência da Prefeitura de Nova Iguaçu e por conta da pandemia, que afetou a entrega de carnês do IPTU.
O contribuinte também poderá pegar os boletos (ISS e Taxas) comparecendo à sede da Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças (SEMEF), no prédio da Prefeitura de Nova Iguaçu, na Rua Athaíde Pimenta de Morais 528, Centro.
O ISS Autônomo é um tributo de cunho municipal que incide sobre os pagamentos de serviços realizados por empresas ou por profissionais autônomos com ou sem estabelecimento fixo no município. Já as Taxas Consolidadas são cobradas anualmente, referente à vigilância sanitária, meio ambiente e lixo.