NOVA IGUAÇU VACINA HOMENS E MULHERES COM COMORBIDADES DE 46 E 47 ANOS, PUÉRPERAS E LACTANTES ACIMA DE 18 ANOS NESTA QUARTA-FEIRA (12) - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

11 de mai. de 2021

NOVA IGUAÇU VACINA HOMENS E MULHERES COM COMORBIDADES DE 46 E 47 ANOS, PUÉRPERAS E LACTANTES ACIMA DE 18 ANOS NESTA QUARTA-FEIRA (12)


A Prefeitura de Nova Iguaçu vacinará nesta quarta-feira (12) homens e mulheres com comorbidades de 46 e 47 anos e puérperas (mulheres no período pós-parto) e lactantes (mulheres que amamentam) acima de 18 anos que tenham alguma comorbidade comprovada. De acordo com orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Secretaria Municipal de Saúde suspendeu a vacinação da Astrazeneca em gestantes com comorbidades.

Pessoas que foram vacinadas com a primeira dose da AstraZeneca poderão completar a imunização conforme agendamento para retorno no cartão de vacinação (cor laranja), respeitando os horários e divisão de gênero. A vacinação de segunda dose da Coronavac/Sinovac (cartão azul) segue suspensa nesta quarta-feira (12) devido a um problema momentâneo de desabastecimento. Será retomada quando o abastecimento do imunizante for normalizado pelo Governo Federal.

Deverá ser respeitado o intervalo de no mínimo 14 dias entre a vacina Influenza (da gripe) e a vacina contra Covid-19. Para puérperas e lactantes serem vacinadas, é preciso apresentar relatório médico especificando a comorbidade pertencente; documento de Identidade com foto; CPF ou Cartão Nacional de Saúde e comprovante de residência. Puérperas com até 45 dias pós-parto, devem levar a certidão de nascimento do bebê.

Os pertencentes ao grupo de comorbidades são portadores de diabetes, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial (estágios 1, 2 e 3), insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias, pericardiopatias, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, síndrome de Down, cirrose hepática, portadores de próteses valores, portadores de dispositivos cardíacos implantados, além de doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas.

Para serem vacinados, é preciso apresentar comprovante assinado por médico, contendo assinatura e registro no conselho de Classe, que demonstre pertencer a um destes grupos de comorbidades; documento de Identidade com foto; CPF ou Cartão Nacional de Saúde; Comprovante de residência e três últimas receitas, com validade máxima de 12 meses.

Ambos os gêneros devem se vacinar no mesmo dia, de acordo com as idades, porém em horários diferentes. De segunda a sexta-feira, mulheres se vacinarão no período da manhã, de 8h30min às 13h, e homens se vacinarão no período da tarde, das 13 às 16h. Aos sábados, as mulheres serão imunizadas entre 8h30min e 11h enquanto os homens receberão as doses das 11 às 14h.

Os profissionais de saúde com a idade de 26 anos ou mais, idosos acima de 60 anos e pessoas com comorbidade acima de 48 anos que ainda não se vacinaram devem comparecer a qualquer ponto de vacinação com os documentos necessários, cumprindo o horário e separação de gêneros.

O horário de funcionamento da campanha é das 8h30min às 16h, com exceção aos sábados, que vai até às 14h. A lista completa com os endereços dos 22 pontos de vacinação contra a Covid-19 e o calendário de imunização está em: www.novaiguacu.rj.gov.br/semus/vacinacao-covid/calendario/.