Guia de Turismo e Instrutor do Senac RJ destacam os
atrativos e o potencial turístico da região. Vagas abertas para nova
turma do curso Técnico em Guia de Turismo na unidade de Nova Iguaçu
O guia de turismo Luis Cláudio Souza, na Pedra da Contenda, no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu |
O instrutor do curso Técnico em Guia de Turismo do Senac RJ, Thiago Carneiro, explica que “há cerca de 5 anos os municípios da região se uniram para desenvolver o projeto Baixada Verde, um produto criado a partir do mapeamento das potenciais áreas de interesse turístico da Baixada Fluminense, englobando esforços para incrementar a atração de turistas para a região."
“Este produto turístico da Baixada Verde se encaixa perfeitamente na proposta de turismo de experiência, que foge do plano convencional de visitação e oferece aos turistas uma imersão na cultura e história locais. Há guias de turismo autônomos atuando na região, além de empresas especializadas em atendimento turístico que já oferecem passeios dedicados à Baixada, área que tem grande potencial para se desenvolver nos próximos anos.”, comenta o instrutor Thiago.
O ex-aluno do Senac RJ e Guia de Turismo Luis Cláudio Souza, morador de Nova Iguaçu, dedica boa parte de seu trabalho a apresentar os atrativos naturais da região. Luis Cláudio destaca o Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, ”muito procurado por moradores da região para a prática de atividades físicas e lazer, e por visitantes que querem conhecer as cachoeiras e trilhas do parque. A partir das trilhas disponíveis, é possível conhecer atrativos como a cachoeira do Véu da Noiva, a Serra do Vulcão, onde há uma rampa de voo livre, a Pedra da Contenda, para observação da natureza local e prática de rapel, e locais históricos como as ruínas da Fazenda Dona Eugênia, construída no século XIX.”
Além do potencial para o ecoturismo e turismo de aventura, o instrutor Thiago destaca atrativos culturais como o Porto Estrela, no município de Magé. “Com grande relevância econômica no período colonial, durante o Ciclo do Ouro, o Porto Estrela era o ponto de escoamento da produção de ouro extraído das Minas Gerais, antes de ser enviado para o Rio de Janeiro e, posteriormente, para Portugal. Em 1854, também foi instalada em Magé a primeira ferrovia do Brasil.”
Quem também quiser se capacitar para trabalhar na área, o Senac RJ está com matrículas abertas para a nova turma do curso Técnico em Guia de Turismo na unidade de Nova Iguaçu, com aulas presenciais de segunda a sexta-feira, das 18 às 22h, a partir do dia 7 de junho. Mais informações em https://www.rj.senac.br/.