Prefeitura de Nova Iguaçu segue revitalizando equipamentos de saúde
A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (Semus) entregou nesta semana mais uma enfermaria reformada na Maternidade Municipal Mariana Bulhões. O espaço com cinco leitos foi totalmente revitalizado com a troca completa do piso, das tubulações de gases e oxigênio, pintura de paredes e novas camas para as pacientes, berços para os recém-nascidos e poltronas para os acompanhantes. A exemplo das demais enfermarias reformadas, ela também recebeu novo sistema de ar-condicionado e banheiro com acessibilidade para pessoas com deficiência.
Com média de 4 mil atendimentos e de 700 partos por mês, a maternidade municipal recebe gestantes de média e alta complexidade. Cerca de 40% delas são de fora de Nova Iguaçu. “A Maternidade Mariana Bulhões tornou-se o berço de muitos bebês da Baixada Fluminense. A reforma das enfermarias e também de outros setores garante mais conforto e também dignidade às mães e seus filhos”, diz o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti.
Além das reformas que vêm sendo realizadas na maternidade, a Prefeitura de Nova Iguaçu está recuperando outros importantes equipamentos da cidade. O principal deles é o Hospital Iguassú, erguido em 1930 e fechado há 12 anos. A unidade, que faz parte da história de muitos iguaçuanos e tem cerca de 60% da obra concluída, está sendo modernizada, mas preservando sua arquitetura histórica, como fachadas, varandas, portas, vitrais e telhas francesas. A previsão é que o hospital fique pronto para receber um público de 800 pessoas por dia, entre pacientes e funcionários, até o fim de outubro deste ano.
Já no Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), uma das principais emergências da Baixada Fluminense, a Semus segue reformando as enfermarias. O Centro de Imagem e o telhado da unidade também foram recuperados. Além disso, uma Estação de Tratamento de Esgoto está em construção.
Além do HGNI e da Maternidade Mariana Bulhões, diversas Clínicas da Família ou Unidades Básicas de Saúde (UBS) também estão recebendo obras, e quatro delas passam por reconstrução.