“O Conservatório Brasileiro de Música (Departamento de Nova Iguaçu), dirigido pela Profa. Dariléa dos Santos Hill, realizou duas festas magníficas para a apresentação de seus alunos: a 19 no auditório da Arcádia Iguaçuana de Letras e a 22 deste na sede do Esporte Clube Iguaçu, nesta com a participação empolgante de seus artistas mirins formando uma bandinha.
Na festa realizada na Arcádia, em que sobressaíram muitos alunos, especialmente a Srta. Georgina Maria Charpinel Gama, houve oportunidade para se prestar uma justa homenagem a uma antiga e conceituada professora de piano, idéia de suas ex-alunas que o Conservatório acolheu com simpatia.
Quem recebeu a homenagem de carinho e gratidão foi a Profa. Brisabela de Barros Paladino, que, após cerca de quarenta anos de ensino de piano nesta cidade, acabava de encerrar sua atividade como professora, sendo encaminhado seus alunos para o Conservatório, para a Academia de Música e escolas particulares.
Contam-se hoje várias alunas da Profa. Brisabela de Barros Paladino que se diplomaram no Conservatório Brasileiro de Música, daí ela ter honrado sempre o nome do grande maestro Luigi Maria Smido, de quem fora discípula.
Saudada pela Srta. Georgina Maria Charpinel Gama e pelo jornalista Luiz de Azeredo, a Sra. Brisabela de Barros Paladino recebeu flores e presentes de mestres e alunos, abraços e carinhos de todos que ali estavam representando a sociedade iguaçuana que a estima, admira e respeita”.
(Íntegra da matéria, com foto, publicada na página 2 da edição de 24 de dezembro de 1961)