Em tom de muita revolta, o presidente da Câmara de Nova Iguaçu, Eduardo Reina Gomes de Oliveira, Dudu Reina, denunciou durante a sessão da última terça-feira (28) a agressão sofrida pelo iguaçuano Rogério, mais conhecido como Ligeirinho, quando realizava compra de ração animal em uma loja do bairro K11, na semana passada. O agressor, já identificado como Bruno Fialho, professor de taekwondo, desferiu vários socos em Rogério por achar que ele estaria olhando para sua namorada. Ligeirinho teve vários ossos da face e costela quebrados, e perdeu vários dentes.
“É um total absurdo esta brutalidade. Esta Casa irá encaminhar às entidades uma Moção de Repúdio pela ação desta pessoa, que se diz professor, e exigiremos que as autoridades investiguem o fato e punam este senhor. Um ofício será enviado ao Conselho Regional de Educação de Física para saber se ele faz parte do quadro de membros da entidade” – afirmou Dudu. A fala do presidente foi apoiada, por unanimidade, pelos 11 vereadores presentes.
Ainda durante sua fala, Dudu Reina falou sobre a inauguração de uma delegacia especializada em pessoas desaparecidas, notícia veiculada pela imprensa. “Provavelmente ela será sediada na cidade de São João de Meriti e significará um grande benefício para os moradores de toda Baixada”. O vereador Carlinhos BNH disse esperar que a nova delegacia seja equipada com todos os equipamentos necessários à localização das pessoas. O vereador Dr. Marcio Guerreiro lembrou que ela seria muito importante, para uma a resolução mais rápida, no caso do desaparecimento dos três meninos em Belford Roxo.
Em tema livre, o parlamentar Vaguinho Neguinho explanou sobre a importância de uma política de mobilidade urbana na cidade, que atenda melhor a população, principalmente os moradores do corredor da Estrada de Madureira. “Os moradores da região têm sofrido bastante com a falta de transporte público. Muitos ficam sem ter como voltar para casa depois da meia noite”.
- Projeto que altera o Estatuto dos Servidores do município de Nova Iguaçu, para dispor sobre a licença-maternidade e licença-paternidade, atualizando a legislação municipal sobre o tema (mensagem do Executivo);
- Fica instituído o Programa de Tratamento e Reciclagem de Óleos e Gorduras de Origem Vegetal ou Animal e de Uso Culinário. É um Programa de medidas estratégicas de controle técnico, visando o não lançamento de poluentes nas águas, no ar ou no solo (autoria do vereador Carlinhos BNH); e
- Criação de medidas de proteção a serem adotadas em estabelecimentos comerciais noturnos, de diversão, durante a pandemia da Covid-19. O projeto prevê que as casas realizam aferição de temperatura corporal como critério para entrar, que seja obrigatório o uso de máscara, que haja distanciamento social, entre outras medidas. Todas valem para funcionários e clientes (autores: vereadores Dudu Reina e Carlinhos BNH).
Em 1ª discussão, dois textos foram aprovados, ambos do presidente Dudu Reina: reconhecem como de Utilidade Pública a Associação de Desenvolvimento Infantil, Parceira do Bem, e o Instituto Christiane Andrade – Instituto Chrisan.
Moções de Congratulações e Aplausos foram apresentadas, todas oferecidas para personalidades de grande importância para a cidade. A de autoria do vereador Mauricio Morais homenageou Paulo Sérgio Faria, o Paulinho, dono do bar Buteco do Portuga, casa muito conhecida em Nova Iguaçu, por ter sido bicampeã no concurso Comida Di Buteco, que elegeu a mais saborosa iguaria e petiscos servidos nos bares da capital do Rio de Janeiro e cidades vizinhas.