TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

16 de nov. de 2021

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Correio da Lavoura em exposição


Os 104 anos do jornal Correio da Lavoura, conforme já dissemos nesta coluna, será tema de exposição que terá abertura às 10h do dia 30 de novembro, na Praça Silvino de Azeredo, e depois irá para o TopShopping, na sala da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu. Na exposição, será possível ver a história e a trajetória de Silvino de Azeredo (fundador do jornal), além dos filhos, que deram continuidade ao trabalho do valente centenário da Baixada Fluminense.

Curiosidade sobre Silvino
Na história de vida de Silvino de Azeredo, antes de fundar o Correio da Lavoura, ele foi comerciante e professor de matemática. Também gostava de tocar flautim, flauta e oficlide, com o amigo médico Francisco Campelo.

Ilustres & Anônimos
O repórter fotográfico Paulo Santos estreia a 18ª edição do projeto “Ilustres & Anônimos” no próximo dia 16, às 9h, na Praça Rui Barbosa, no centro de Nova Iguaçu. Esta edição será composta de escritores e escritoras negras que desempenham atividades na Baixada Fluminense.

Importante iniciativa
Marcus Monteiro (secretário municipal de Cultura) e Augusto Vargas (subsecretário da mesma pasta) estão empenhados na formação da Associação Arcádia Iguaçuana dos Amigos das Artes, que está reunindo diversas pessoas comprometidas com as artes para compor a associação. A primeira reunião aconteceu no Patronato São Vicente, na última quinta-feira, dia 11, e outras estão previstas para acontecer agregando mais amigos das artes. Uma iniciativa louvável.

Ritmo lento
Nos últimos anos, nunca se viu uma pré-campanha tão morna quanto a que antecede às eleições de 2022. Por enquanto, parece que o quadro de pré-candidatos está pouco definido, o que favorece muito os que já possuem mandatos.

Nos preparos
Fernandinho Moquetá (secretário municipal de Esporte e Lazer) vai ter muito trabalho com o passar da vacinação. Por enquanto o moço está se dedicando em preparar os projetos que serão colocados em prática. E são muitos, conforme já se sabe.

Ainda Carmelita
A história da primeira vereadora do Estado do Rio de Janeiro e que exerceu mandato em Nova Iguaçu, deverá ser levada para outras cidades. Em breve, mais notícias sobre o interesse do município do Rio em contar a história dela e de outras mulheres que foram pioneiras nas câmaras municipais dos seus respectivos municípios.