COLETIVO "FULANAS DE TAL" PARTICIPA DE TARDE DE AUTÓGRAFOS NO TOPSHOPPING - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

27 de abr. de 2022

COLETIVO "FULANAS DE TAL" PARTICIPA DE TARDE DE AUTÓGRAFOS NO TOPSHOPPING


Em 2010, a professora e escritora Ivone Landim percebeu a necessidade de um coletivo que lutasse por políticas públicas para as mulheres por meio do arte. “Começou com quatro mulheres que se dedicavam à poesia. Realizamos saraus literários na Casa de Cultura Sylvio Monteiro, no centro de Nova Iguaçu, e depois começamos a fazer saraus itinerantes, um deles, em Cabuçu, onde homenageamos a escritora Lírian Tabosa”, destacou Ivone, sobre o coletivo “Fulanas de Tal”, que autografa o livro “Uma antologia”, nesta sexta-feira (29), às 14 horas, na Sala de Leitura Fenig, no 3º piso do TopShopping. A ação é do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita, da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

O coletivo é formado por 12 participantes fixas e conta com escritoras convidadas. Além de Ivone, o livro conta com textos de Ane Alves, Solange Maria, Eliane Gonçalves, Verônica Carreiro, Sandra de Souza, Dinha, Roberta Miranda, Alexia Santos, Mayara Suzarte, Sueli e Marize Conceição, além das escritoras convidadas Camila Pontes, Duda Moreno, Gabi Bemvindo, Lisa Castro, Luz Ayó, Mayra Rodrigues e Paula Albuquerque.


“A Música Popular Brasileira foi uma grande inspiração para eu desenvolver a escrita poética na minha vida, além de outras linguagens como o cinema e as artes plásticas. A Baixada Fluminense, como grande agregadora de mulheres talentosas, é também uma grande inspiração. Entre os poetas, Fernando Pessoa, Augusto dos Anjos e Carlos Drummond de Andrade são uma forte influência para o meu trabalho”, afirmou Ivone Landim.

A escritora destacou que vê a ação "Livros para Voar", da Fenig, como algo muito potente na democratização do acesso aos livros. “Com a pandemia, as pessoas estão muito voltadas para o digital e perderam esse gosto de ter o livro físico. Ações como essa ampliam a visão de mundo”, disse Ivone.

Além da "Tarde de Autógrafos", a ação “Livros para Voar”, da Fenig, recebe doações de livros, faz as publicações circularem pela cidade e fortalece os autores e a produção literária de Nova Iguaçu e da Baixada. A ação é dedicada aos romances de ficção e não ficção, poesias, biografias e estilos literários diversos. A ideia é a democratização de leitura que amplia o conhecimento. São 11 totens com as caixas do projeto para receber doações de livros e para que qualquer pessoa possa pegar uma publicação gratuitamente para desfrutar da leitura. As caixas estão na sede da Fenig (Rua Governador Portela, 812, no centro de Nova Iguaçu), na Sala de Leitura Fenig (TopShopping), Prefeitura de Nova Iguaçu, Hospital Geral de Nova Iguaçu (Posse), Igreja Santo Antônio da Prata, Igreja São Miguel Arcanjo (Miguel Couto), OAB Nova Iguaçu, Casa de Cultura, Casa do Professor, CEFET-NI e Loja Caçula Nova Iguaçu.