Em seu segundo livro, Vanessa Amaral, explora uma lenda urbana. Ela autografa “Adrenocromo”, nesta sexta-feira (27), às 14h, na Sala de Leitura Fenig, no terceiro piso do TopShopping, no centro de Nova Iguaçu. O evento é mais uma ação do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig).
“Adrenocromo” é, para a ciência, um composto químico produzido pela oxidação da adrenalina. A autora se inspirou numa lenda urbana da bruxa do Arco do Teles para refletir os problemas de insegurança que o Rio de Janeiro sempre enfrentou. “Quando conheci a lenda, essas questões se fizeram presentes em toda reflexão para a história ser escrita”, destaca Vanessa Amaral. Na trama, André, um policial civil que repete o mantra de honestidade, mesmo que envolvido em controvérsias, se vê responsável pela investigação de uma onda de assassinatos de crianças no Rio de Janeiro. As vítimas seguem o mesmo padrão, meninos e meninas pobres, moradores de favelas. O caso fica ainda mais sinistro quando surge a suspeita sobre uma lenda urbana. Estaria de volta uma serial killer, morta há muito tempo?
Com a vida entre Nova Iguaçu e Queimados, Vanessa fez faculdade de Biologia e no período de estudante começou a escrever. Ela iniciou com os contos e depois se sentiu segura para escrever um livro. A primeira publicação foi “O medo do brasileiro”. Entre seus autores preferidos estão Edgar Allan Poe, Machado de Assis e Ariano Suassuna.
Participar da "Tarde de Autógrafos da Fenig" é para Vanessa Amaral, um momento importante. “Acredito que essas ações são necessárias para ajudar tanto os escritores que estão começando quanto para mostrar à população iguaçuana que existem pessoas produzindo perto delas, e é um sinal que todos podem”, finaliza Vanessa.
Além da "Tarde de Autógrafos", a ação “Livros para Voar”, da Fenig, recebe doações de livros, faz as publicações circularem pela cidade e fortalece os autores e a produção literária de Nova Iguaçu e da Baixada. A ação é dedicada aos romances de ficção e não ficção, poesias, biografias e estilos literários diversos. A ideia é a democratização de leitura que amplia o conhecimento.
São 11 totens com as caixas do projeto para receber doações de livros e para que qualquer pessoa possa pegar uma publicação gratuitamente para desfrutar da leitura. As caixas estão na sede da Fenig (Rua Governador Portela, 812, no centro de Nova Iguaçu), na Sala de Leitura Fenig (no TopShopping), Prefeitura de Nova Iguaçu, Hospital Geral de Nova Iguaçu (na Posse), Igreja Santo Antônio da Prata, Igreja São Miguel Arcanjo (em Miguel Couto), OAB Nova Iguaçu, Casa de Cultura, Casa do Professor, CEFET-NI e Loja Caçula Nova Iguaçu.