Imunização deve ocorrer com intervalo mínimo de 4 meses após o primeiro reforço
A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SUBVAPS), encaminhou, nesta quinta-feira (28), aos 92 municípios do estado ofício recomendando a aplicação da segunda dose de reforço contra a Covid-19 em pessoas com 18 anos ou mais. A imunização deve ocorrer com intervalo mínimo de 4 meses a partir do primeiro reforço, conforme recomendado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), podendo ser utilizadas as vacinas da Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, conforme disponibilidade do imunizante.
A medida visa ampliar a cobertura vacinal da população do estado, tendo em vista a disponibilidade de doses para a vacinação de adultos e baixa procura pelos grupos até então liberados para receber a imunização. A SUBVAPS orienta que os municípios organizem a logística da vacinação em seus territórios a fim de evitar perdas de vacinas, principalmente nos casos de apresentação de frascos multidoses. É recomendado ainda a centralização do atendimento ao usuário, preferencialmente com agendamento por telefone ou outro meio digital, além da divulgação prévia de datas, horários e locais de atendimento à população.
Até a última quarta-feira (27) mais de 44 milhões de doses das vacinas contra Covid-19 já foram distribuídas aos 92 municípios do estado e 37.463.900 milhões foram registradas no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) como aplicadas. Desse total de aplicadas 14.362.607 foram de primeiras doses, 12.913.630 de segunda dose, 7.298.025 da primeira dose de reforço e 2.153.259 da segunda dose de reforço. Também foram aplicadas 399.531 doses únicas da vacina Janssen.