Por Almeida dos Santos
No próximo dia 23 de setembro, na Câmara Municipal de Niterói, o dicionarista de Nova Iguaçu, Wagner Azevedo Pereira, receberá cinco títulos honoríficos da Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos. São prêmios em reconhecimento ao conjunto da obra que conta com 13 dicionários inéditos, um livro de contos, além de poemas publicados em antologias no Brasil e no exterior.
Cidadão Mesquitense
O procurador da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, Dr. João Bosco Won Held Gonçalves de Freitas Filho, foi homenageado com o Título de Cidadão Honorário pela Câmara Municipal de Mesquita, fato que se deu em evento solene ocorrido no último dia 13 de setembro, no Plenário Vereador Flávio Nakan.
Prematuro
Nem mesmo encerrou o processo eleitoral de 2022 e o que muito se ouve falar nas rodas políticas da cidade, é a sucessão eleitoral de 2024. Às assessorias dos políticos erram ao antecipar esse debate, projetando nomes e alianças, ignorando o mapa eleitoral que será revelado. Aliás, essa tendência de querer antecipar nomes tem, na verdade, antecipado desgastes.
No silêncio
O ator Mário Marcelo vem pensando, já por um bom tempo, em criar um museu na região da Estrada de Madureira, em Nova Iguaçu, com um pouco da história dos tropeiros que cruzavam às terras de Iguassú. Uma coisa é certa: ele vem aumentando a sua coleção de peças referentes ao tema. Que seja bem vinda esta iniciativa.
Material importante
O Dr. José Luiz Teixeira, que preside o Instituto Histórico e Geográfico de Nova Iguaçu, e o historiador Hugo Delphin Borges, entregaram ao presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, Dudu Reina, uma pesquisa sobre o Barão de Barbacena, com alusão ao Bicentenário da Independência do Brasil. O material fará parte do acervo do Centro de Memória da Câmara e se tornará uma peça de estudos importante.
Por falar em memória
A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Cultura, reservou para este sábado, dia 17 de setembro, uma programação sobre os 323 anos de Nossa Senhora da Piedade de Iguassú. O evento acontecerá no Parque Histórico Arqueológico de Iguassú Velho, com programação e missa campal previsto às 10h30min, logo após, terá apresentação da pianista Teresa Madeira. Marcus Monteiro, secretário de Cultura, está à frente da organização.