TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

31 de mai. de 2023

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Efeito contrário
O processo eleitoral está cada vez mais antecipado, conforme sempre digo nesta coluna. Isso não é nada bom para a política e para a cidade. É necessário que os supostos pré-candidatos entendam isso e não atropelem o tempo do processo eleitoral. No mais, candidaturas só existem depois de homologadas, apesar de ser natural que se faça movimentação para às alianças e blocos, mas levar os debates para as redes usando da velha prática de tentar desqualificar futuros possíveis adversários não é o melhor caminho. Política eleitoral é a capacidade de se articular e também de apresentar propostas que atraiam os eleitores. Saímos de uma eleição recente onde a guerra ideológica foi pautada em notícias falsas. Às forças políticas da cidade podem e devem entender que o eleitorado local é diferente, por estarem mais próximos das bases dos possíveis candidatos. Usar e abusar de movimentações não republicanas no jogo democrático poderá resultar em efeito contrário.

É preciso atenção
Saímos de uma pandemia que afetou muito, entre outros empresários, os comerciantes. Mas parece que a ocupação irregular do solo público não é o melhor caminho para expor produtos que acabam gerando um tumulto nas ruas e atrair clientes com sons nas alturas. Percebam que a maioria das lojas (pelo menos a de grande nome no mercado), procura se preocupar com a imagem e evitam ocupar irregularmente às calçadas. A fiscalização deveria ficar mais atenta.

Atentos ao futuro
Às obras de alargamento da Via Light, visam desafogar o trânsito da Rodovia Presidente Dutra. Só saberemos se isso não vai atrair mais carros para o trecho que corta o centro de Nova Iguaçu assim que for entregue. Temo que sim, com isso teremos que estar preparados para esse aumento. Vamos aguardar para ver qual será o impacto. Mas uma coisa é certa: do jeito que está, em horário de rush, a coisa se agrava.

Enxuta
Nas eleições de 2016, a cidade contou com sete nomes disputando a Prefeitura de Nova Iguaçu. Em 2020, foram 10 candidatos. Com a polarização política acredito que nas eleições de 2024, o número pode diminuir em relação a 2016. Isso vai depender, é claro, das alianças. Acredito que o número de pretendentes ao cargo de prefeito não será tão grande quanto em 2016 e isso favorece a costura de alianças gerando uma disputa mais enxuta.