“Nova Iguaçu esteve em festa, pela manhã, para receber a honrosa visita do Sr. Presidente da República, do Sr. Governador deste Estado, do Sr. Diretor dos Correios e Telégrafos, do Sr. Diretor da Central do Brasil e demais autoridades estaduais e federais. Decretado feriado municipal, todo o comércio cerrou suas portas, bem assim a indústria que cessou suas atividades, podendo dessa forma atender ao apelo do governo municipal para associar-se às homenagens àqueles ilustres homens públicos. Houve parada das escolas pública e particular e muito movimento no centro da cidade.
O Dr. Getúlio Vargas, acompanhado de sua comitiva, chegou a esta cidade às 11 horas, indo diretamente à nova Agência dos Correios e Telégrafos, à Rua Otávio Tarquinio, cuja inauguração oficial teve a oportunidade de presidir, presentes autoridades municipais, estaduais e federais.
Depois S. Excia., o Sr. Presidente da República, acompanhado do Governador Amaral Peixoto, do Cel. Eurico de Souza Gomes e demais pessoas gradas, foi inaugurar o grupo residencial constituído de 100 casas, que se localizam entre esta cidade e Comendador Soares (atual Bairro Santa Eugênia), há pouco adquirida pela direção da Central do Brasil e destinada exclusivamente aos ferroviários.
O Dr. Getúlio Vargas entregou as primeiras chaves aos futuros ocupantes daquelas casas, recebendo nessa ocasião significativas mensagens das autoridades presentes e do povo.
Seguiu-se grande churrasco que o Diretor da Central do Brasil ofereceu ao Sr. Presidente da República e ao Governador deste Estado”.
(Íntegra do texto publicado no CL na sua edição de 12 de agosto de 1951, dando conta da visita à Nova Iguaçu do Presidente Getúlio Vargas e do Governador do Estado, Amaral Peixoto, para a inauguração da Agência dos Correios e Telégrafos e das 100 casas populares destinadas aos ferroviários e que hoje se constitui o bairro Santa Eugênia)