A anunciada homenagem de uma comissão formada por altos funcionários da Prefeitura de Nova Iguaçu aos senhores comandante Ernani do Amaral Peixoto (Interventor Federal neste Estado), Dr. Ricardo Xavier da Silveira (Prefeito Municipal) e Dr. Getúlio Barbosa de Moura (tribuno iguaçuano), teve lugar solenemente, às 14h30m do dia 27 de janeiro de 1939, no edifício da Prefeitura local, com a inauguração dos retratos de suas excelências.
Pela grande concorrência que tiveram de autoridades federais e estaduais, de jornalistas e de pessoas de relevo na sociedade iguaçuana, essas solenidades disseram com eloquência da justiça das homenagens prestadas, transcorrendo toda a festa num ambiente de franca alegria.
Sua excelência Dr. Ricardo Xavier da Silveira, ao chegar à tarde de sexta-feira à entrada do edifício da Prefeitura, é recebido pela comissão organizadora das homenagens, composta dos senhores José Manhães, Dr. Athayde Pimenta de Moraes, Carlos Fraga e Luiz Baptista Barros, juntamente com todos os funcionários municipais. Conduzido pelos membros da comissão ao seu gabinete, o Dr. Ricardo Xavier da Silveira encontra ali, já à sua espera, o Dr. Getúlio Moura e o Sr. Pantaleão Rinaldi, com quem sua excelência mantém a primeira palestra, rodeado de pessoas gradas.
Os retratos a serem inaugurados estão, na presidência do gabinete, ladeando o Sr. Presidente da República, Dr. Getúlio Vargas. Pouco depois, chegam também ao gabinete repleto de gente o Sr. Murilo Costa e os jornalistas Sardo Filho e Aureliano B. da Silva.
(Texto inicial da reportagem que ocupou toda a primeira página da edição do CL de 2 de fevereiro de 1939)