Entrevista com a especialista – Cardiologista Dra. Alexandra Cunha Marinho
No dia 26 de abril, comemorou-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, doença grave que pode comprometer o organismo e levar a morte. Acredita-se que existam no Brasil mais de 30 milhões de hipertensos. Segundo o Ministério da Saúde, apenas 10% fazem o controle adequado. Além de ser considerada a doença de maior prevalência na população brasileira, é a principal causa de morte no país. A hipertensão arterial é um problema de saúde pública que atinge homens e mulheres no mundo todo.
Para falar um pouco sobre o tema, convidamos a cardiologista cooperada da Unimed Nova Iguaçu, Dra. Alexandra Cunha Marinho.
1- O que a hipertensão arterial?
A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9).
2- Quais os riscos que a doença oferece à saúde?
Os riscos para o paciente com hipertensão não controlada são acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca, infarto agudo do miocárdio e até insuficiência renal levando à hemodiálise.
3- Que sintomas a hipertensão arterial pode apresentar?
Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser os sinais de alerta, entretanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, sendo importante medir regularmente a pressão arterial.
4- Quais são as principais causas?
Obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão. O sobrepeso e a obesidade podem acelerar em até 10 anos o aparecimento da doença. O consumo exagerado de sal, associado a hábitos alimentares não adequados também colaboram para o surgimento da doença.
5- Existe prevenção?
Manter o peso ideal, fazer atividade física regular, diminuir o consumo de sal, evitar a bebida alcoólica e não fumar. Por isso é importante procurar o médico de forma regular para acompanhar a sua saúde, verificar a pressão e reduzir os riscos que a doença pode ocasionar. A hipertensão arterial é uma doença que não tem cura, porém tem controle. Cultivar hábitos saudáveis e usar a medicação prescrita pelo médico são fundamentais para evitar o agravamento da doença. Nunca fazer uso de medicamentos por contra própria.
6- Por que é importante falar sobre o tema?
Para conscientizar a população de que quanto mais cedo o diagnóstico, menor o risco de a doença evoluir com gravidade.