O radialista Reginaldo Barbosa e o vereador Dr. Robertinho durante o programa “Tropical em Ação” |
Em entrevista realizada na última quarta-feira, dia 12, no programa “Tropical em Ação”, o vereador Dr. Robertinho, prestou contas dos seus últimos cinco meses de mandato na Câmara Municipal de Nova Iguaçu. Em um dado instante, o radialista Reginaldo Barbosa, o parabenizou quando tomou conhecimento que há um projeto dele em tramitação, para que às sessões passem a ser transmitidas ao vivo e publicada nas redes sociais.
“Ontem estava aqui comentando com o jornalista Almeida dos Santos e o fotógrafo Paulo Santos sobre isso e hoje me surpreendo positivamente com seu projeto”, comentou o radialista. Em resposta, Dr. Robertinho disse: “Às sessões acontecem pela manhã, horário que muitos trabalham. A Câmara está em um momento harmônico, creio na sensibilidade dos meus colegas vereadores para que este projeto seja aprovado. Não é apenas uma vontade minha, mas é assim em vários municípios espalhados pelo Estado”, disse o vereador.
O médico radiologista, casado, pai de dois filhos, que em 2020 alcançou a primeira suplência no PP, com 3129 votos, após a eleição do deputado estadual Carlinhos BNH no último pleito para Alerj, Robertinho assumiu o mandato.
Como companheiro fiel na base do prefeito Rogerio Lisboa e do presidente da Câmara, Dudu Reina, Roberto Maciel Rebouças, o Dr. Robertinho, vem assumindo a defesa dos direitos dos menos favorecidos, criando laços com alguns movimentos, entidades classistas e de trabalhadores, destacando-se na política local.
Dentre diversos projetos que o vereador protocolou na Casa, o entrevistador Reginaldo Barbosa, destacou o que cria na Câmara a Semana Municipal de Educação e Cultura, vereador Paulo de Tarso Machado de Barros (Paulinho do Leopoldo). Outro projeto propõe políticas públicas aos portadores de doença falciforme, como também o que cria o Programa Municipal de Saúde Mental dos Servidores (nomeados, contratados e conselheiros tutelares).
Em um dado momento, Reginaldo também fez cobranças pela abertura do Hospital de Iguaçu. “E aí vereador, quando será inaugurado o Hospital de Iguaçu?”, pausadamente, Robertinho afirmou que a demora tem ocorrido em função de algumas adequações do sistema de ar condicionado, além da história do Hospital, pois compreende o sentimento dos moradores que ali nasceram. “O prefeito Rogerio Lisboa está tratando com carinho. Muitos nasceram ali no Iguaçu. A ideia do prefeito é fazer do Mariana Bulhões, um hospital exclusivo para cirurgias eletivas, logo o Hospital de Iguaçu, deverá novamente tornar-se maternidade. Acredito nos próximos meses”, disse Robertinho, que também é vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara.
Seguem também em tramitação o projeto do Observatório de Políticas de Saúde, Educação e Meio Ambiente, a Semana da Primeira Infância Defensor Público Antônio Carlos de Oliveira, o que cria no currículo escolar do Ensino Fundamental artes marciais e capoeira, o do Cordão de Girassol, para identificar às pessoas com doenças raras, o de políticas públicas para pessoas ostomizadas, dentre outros.
Com mandato, bem participativo, o parlamentar indicou a criação do Hospital Municipal Veterinário, o Hospital Municipal Infantil, além de diversas praças, creches, escolas e postos de saúde no bairro Califórnia, Vila Nova, Jacutinga, Jardim Palmares, Prados Verdes, Aliança, Ipiranga, entre outros.
Os assuntos passaram pela inauguração da Vila Olímpica, com a presença de Pelé, então Ministro dos Esportes, a necessidade de revisão no trânsito da cidade, especialmente na região central, terminando na inauguração do Rio Imagem Baixada juntamente com o secretário estadual de Saúde, Dr. Luizinho, o governador Cláudio de Castro, além de diversos políticos de Nova Iguaçu e de toda a Baixada Fluminense.