Melhorar a mobilidade urbana e deixar o centro comercial mais organizado, atrativo e seguro para os consumidores e trabalhadores. Esse é um dos objetivos da operação “Nova Iguaçu Legal”, que teve início no Calçadão da cidade. A ação, um choque de ordem na região, visa evitar que lojistas usem o espaço público para vender suas mercadorias e proibir que ambulantes não cadastrados atuem no local. Numa segunda etapa, agentes da Secretaria de Segurança Pública, em conjunto com agentes da Secretaria de Meio Ambiente também vão fiscalizar e combater a poluição sonora com uso de medidores.
A operação tem caráter educativo e de orientação, entretanto, se algum lojista desobedecer às normas, ele pode ser notificado, multado e, posteriormente, em caso extremo, ter seu alvará cassado.
“Essa fiscalização está melhorando o passeio público e estamos conscientizando o lojista para usar somente do interior de seu estabelecimento, sem colocar suas mercadorias expostas na rua. O Calçadão está mais organizado e com uma melhor mobilidade para a população”, afirmou o secretário de Segurança Pública de Nova Iguaçu e superintendente de Controle Urbano, tenente coronel PM Fernando Bastos.
Os comerciantes ambulantes que possuem suas licenças emitidas em 2017 foram notificados a enviar seus documentos para o e-mail da Secretaria de Segurança Pública (semseg@novaiguacu.rj.gov.br) para continuar trabalhando no Calçadão. Quem não tiver a permissão será proibido de trabalhar no centro comercial.
“Em apenas seis dias de operação já foram feitas 150 notificações e retiramos mais de 200 ambulantes irregulares das ruas. Também solicitamos que mais de 100 lojas retirassem suas mercadorias das calçadas”, disse Fernando Bastos.
Para tornar as fiscalizações mais transparentes e qualificar cada vez mais a operação dos agentes, será instalada uma base operacional na Praça Rui Barbosa. Ali também vai funcionar uma “ouvidoria” para receber sugestões e queixas voltadas para as ações.
Os irmãos Maria de Fátima Crespo, de 56 anos, e Elísio Crespo, de 78, garantiram que já houve uma grande mudança no Centro em poucos dias de operação. Segundo eles, o Calçadão está melhor para transitar.
“Como retiraram as mercadorias da calçada, o trânsito e a mobilidade urbana ficaram melhores. Será fundamental esse tipo de ação ainda mais próximo às datas comemorativas de fim de ano. Agora falta baixar mais um pouco o som das lojas para ficar ideal, mas com a fiscalização e orientação, os lojistas vão se adequar. Agora conseguimos até avistar as vitrines. O local também está mais seguro”, disse Maria de Fátima.
A operação “Nova Iguaçu Legal” também vai acontecer em grandes centros comerciais da cidade, como em bairros de Austin, Miguel Couto, Cabuçu e Comendador Soares.