TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

18 de jul. de 2023

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Então, tá
Por mais de seis anos, o ex-vereador Fernando Cid integrou o alto escalão do prefeito Rogerio Lisboa (PP), ocupando funções de destaque e cargo como a pasta de Meio Ambiente. Participou da administração municipal desde quando começou a gestão do prefeito. Porém, recentemente foi exonerado, a pedido, segundo o que consta no Diário Oficial do dia 4 de julho. Agora, nas redes sociais, o moço vem mostrando que está abrindo canais de conversas com lideranças políticas que não estão no grupo político do prefeito. E não é raro, Fernando Cid aparece ao lado do Carlos Ferreira, o Ferreirinha, que foi do PT e chegou a ser o vice de Rogerio Lisboa em 2016, ficando os quatro anos do primeiro mandato. Ao que tudo indica, e o tempo confirmará se sim ou se não, há a articulação de um bloco composto por alguns membros que já foram, mas hoje parecem que não são do governo. Isso é muito natural acontecer, mas dificulta o eleitor quando a imagem política ficou muito colada, ainda que Lisboa não esteja no páreo diretamente na sucessão de 2024. Isso também não significa que Lisboa não possa aparecer ao lado do seu candidato. Mas voltando ao caso de Cid e do Ferreira, que têm suas imagens recém-ligadas ao prefeito, se fizerem campanha no campo oposto ao do governo, terão que possuir certa habilidade para não parecerem que hoje são opostos aos projetos político-administrativos que eles tanto estiveram juntos.

Para lembrar…
A aliança entre Rogerio Lisboa, Fernando Cid e Carlos Ferreira, existia desde quando eles estiveram juntos no bloco formado contra o ex-prefeito Nelson Bornier, passando por Lindbergh e se estendendo aos tempos atuais.

Por falar em 2024…
Será muito difícil para os ex-aliados recentes do governo, fazerem oposição mesmo Rogerio Lisboa não sendo candidato. Se a popularidade do prefeito estiver em alta, pesará muito na imagem dos dissidentes, em especial, se não fizerem uma campanha propositiva.

Pasmem!
Aconteceu um churrasco, à luz do dia, em pleno asfalto da Av. Nilo Peçanha, na segunda-feira, dia 10, com o trânsito bastante movimentado. Nova Iguaçu não é para amadores!

Vai vendo
As federações partidárias que devem acontecer para as eleições de 2024 são: PCdoB, PT e PV, esta que foi criada em 17 de abril de 2022, a federação que conta com PSOL e REDE, assim como outra federação formada entre PSDB e Cidadania. Quando isso é levado para o campo municipal, essas federações tendem a ter mais conflito em razão da correlação de forças locais.