Serviço também permite que a avaliação médica
para diagnóstico seja feita com mais rapidez
“É muito prático para o paciente ter acesso ao laudo pela internet. Facilita nossa vida até mesmo em poder mostrar para o médico de nossa família. Espero que isso possa se espalhar em outras unidades”, explica Giulia.
Implantado em abril, o serviço de telerradiologia está facilitando o acesso aos laudos e resultados dos exames que são feitos no HGNI, dando mais rapidez ao atendimento na emergência. As imagens geradas pelos equipamentos de raio-x e tomografia são enviadas para uma plataforma online e disponibilizadas para acesso dos pacientes, dos médicos da unidade e radiologistas vinculados ao sistema.
“Por meio dessa inovação, podemos ter uma oferta maior de exames e, consequentemente, uma diminuição no tempo de espera por resultados. Outro ponto positivo é que os médicos não precisam sair do seu setor para avaliar as imagens e o laudo do exame. Isso agiliza o processo de tomada de decisão do tratamento do paciente”, destaca o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti.
Para ter o resultado em mãos, o paciente deve acessar o site www.entregadeexames.com.br de qualquer dispositivo móvel ou escanear o QR Code que recebeu no momento do exame e informar os dados cadastrados no protocolo de atendimento. Todo esse processo é protegido por criptografia, garantindo a privacidade e segurança das informações.
Avanços no diagnóstico por imagem
O Centro de Imagem vem passando por avanços estruturais e tecnológicos que têm ampliado a assistência. Além da plataforma de telerradiologia, o HGNI aumentou o número de radiologistas de plantão responsáveis por fazer os laudos e analisar, em conjunto com outras especialidades médicas, possíveis diagnósticos para pacientes que chegam à emergência ou estão internados na unidade.
Outra novidade é a abertura da sala de raio-x que fica na emergência pediátrica. O local passou por obras e foi tematizado para receber as crianças. Em frente ao espaço há uma sala de gesso, para casos em que há necessidade de imobilização.
“São avanços que melhoram a assistência oferecida pelo hospital. Antes as crianças precisavam ir até o Centro de Imagem para fazer seu raio-x e o médico também para avaliar o exame. Hoje é tudo feito de maneira digital e disponibilizado online, nos consultórios”, exalta o diretor-geral do HGNI, Ulisses Melo.
Atualmente, o HGNI conta com dois tomógrafos, sendo um deles de alta complexidade para exames de angiotomografia, aparelhos de raio-x fixos e portáteis, para serem feitos à beira do leito, ultrassonografia, ecocardiograma e arco em C. Todos os equipamentos geram imagens digitais que são enviados para uma plataforma online.