Por Almeida dos Santos
No dia 15 de janeiro de 1833 a povoação de Iguassú foi elevada à categoria de Vila, mas foi no dia 29 de julho daquele ano que os primeiros vereadores de Nova Iguaçu tomaram posse, sendo eles: Ignácio Antônio de Souza Amaral (presidente), Antônio Ferreira Nunes, Bento Antônio Moreira Dias, Carlos José Moreira Barbosa, Domingos Francisco Ramos, Feliciano José Carvalho e Francisco Martins Vianna. Assim era composto o Poder Legislativo Municipal, com sete vereadores. O local da primeira legislatura da então Câmara da Vila de Iguassú ficava situado na região próxima à Estrada Real do Comércio, do Porto Iguassú, um lugar conhecido hoje como Iguaçu Velha.
Os 190 anos da Câmara Municipal (II)
O presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, Eduardo Reina Gomes, mais conhecido como Dudu Reina, está planejando realizar para o mês de agosto atividades celebrativas em razão desta data tão importante para a municipalidade. Entre elas, eventos como a realização de uma sessão solene, sem contar com as atividades artísticas.
Vale frisar…
É da autoria do presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu a criação, ano passado, do Centro de Cultura, Pesquisa, Memória e Documentação Histórica da CMNI, hoje com uma sala no prédio da Câmara e que está em fase de instalação. O Centro de Cultura da CMNI é uma das grandes conquistas para a cidade, em especial, considerando que são poucas as Câmaras Municipais do Brasil que contam com órgãos semelhantes.
Operação “Nova Iguaçu Legal”
Agentes do Código de Posturas estão espalhados pelas ruas da cidade, com foco principal no Calçadão de Nova Iguaçu, cumprindo o que se chama de Operação “Nova Iguaçu Legal”. Espero que não fiquem apenas restritos ao Calçadão da Amaral Peixoto, afinal, o centro comercial como um todo precisa de fiscalização. Muitos produtos ocupam as calçadas atrapalhando a mobilidade de idosos e pessoas cadeirantes.
Para pensar…
Será que na disputa eleitoral de 2024 os protagonistas da oposição ao governo serão aqueles que já fizeram parte do governo e hoje não? Pode parecer que essa pergunta não tenha tanto sentido, mas quem olhar atento para o cenário que vem se formando, pode ser que os principais atores da oposição ao governo municipal tenham passado pelo governo, o que muda a característica na forma de fazer campanha. Um diferencial importante para ser observado na disputa de 2024.