TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

15 de ago. de 2023

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos



Coração de mãe
Depois que, em 2004, Lindbergh Farias (PT) foi eleito prefeito da cidade, parece que Nova Iguaçu virou mesmo a terra de cobiça dos políticos turistas. Se por um lado às vitórias de Bornier, em 2012, e as de Rogerio Lisboa, em 2016 e 2020, garantiram o município sob gestão de políticos com bases na cidade, parece que em 2024 a temporada está aberta para que grupos políticos de fora se assanhem por candidaturas por essas bandas. 

Coração de mãe II
Na eleição passada, quem veio tentar a sorte para prefeito foi Max Lemos, que concorreu pelo PSDB após deixar o MDB. O queimadense Max, agora está no Solidariedade e parece que não tem muito interesse em se lançar candidato por aqui em 2024. 

Coração de mãe III
Enquanto isso, Linbergh parece que quer voltar ao estilo de filho pródigo. Aquele deixou a cidade para continuar a carreira política no Rio de Janeiro como vereador. Mas isso depende do que será definido no PT, afinal, há também o interesse do ex-prefeito de Maricá, Quaquá, em querer meter o bedelho por aqui. Vem tentando costurar alianças ao arrepio de ouvir a militância petista local.

Coração de mãe IV
Quem acompanha política sabe que o prefeito de Belford Roxo, Waguinho, agora no partido Republicanos, também está interessado em se aventurar por essas bandas. Não como candidato, mas jogando influência com olho para angariar capital eleitoral aqui com vistas para 2024.

Coração de mãe V
Sabe-se que a popularidade do prefeito Rogerio Lisboa (PP) está alta e vencer o escolhido dele como sucessor dará muito trabalho. Mesmo assim os grupos políticos que realmente têm reduto na cidade devem ficar de olho e tentar uma aliança mais ampla como uma espécie de barreira de contenção eleitoral dessa turma que só olha para a cidade com projetos pessoais e eleitorais, afinal, se eleitos, terminando o tempo de gestão, ele farão como fez Lindbergh Farias: ir fazer política por outras bandas.

Não é que está melhor…
Aquela balbúrdia no Calçadão de Nova Iguaçu parece que está sendo contida. Nos últimos dias os produtos dos lojistas não estão tão expostos atrapalhando a passagem dos pedestres. Mas é bom dizer que isso é só no Calçadão. Nas demais áreas do entorno a coisa continua bagunçada.