Por Almeida dos Santos
A Câmara Municipal de Nova Iguaçu realiza, às 10 horas, da próxima terça-feira, dia 22, a sessão solene para celebrar os seus 190 anos de instalação, fato que ocorreu em 29 de julho de 1833. A iniciativa do presidente Dudu Reina (foto) é uma entre outras ações afirmativas sobre a importância do Poder Legislativo municipal e conta com uma programação comemorativa que irá se estender ao longo desse ano até o ano que vem.
IHGNI
Na sessão solene a ser realizada pela Câmara Municipal de Nova Iguaçu no próximo dia 22, o palestrante será o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Nova Iguaçu (IHGNI), Dr. José Luiz Teixeira.
Investindo na memória
O presidente da Câmara, Dudu Reina, desde que assumiu a sua função a frente do Poder Legislativo municipal vem investindo em ações que visam promover a memória da vereança iguaçuana. É de sua autoria a lei que criou o Centro de Cultura, Pesquisas, Memória e Documentação Histórica da Câmara Municipal de Nova Iguaçu. Outras ações previstas para celebrar esses 190 anos é a publicação de um livro atualizado com um pouco da memória da Câmara.
Reformulação
Nas ações previstas para promover uma maior interação entre a Câmara e o povo, está também, a reformulação do site com mais informações sobre curiosidades do Município e do Poder Legislativo, assim como informações sobre fatos e personalidades que marcaram a história da cidade e da Câmara.
Faz falta
Apesar dos pontos históricos espalhados pela cidade, Nova Iguaçu carece de um museu do Município com documentos, livros, registros, peças e depoimentos da memória afetiva, sendo quem sabe o “baú” aberto do nosso passado.
Chocante
Há uma coisa interessante sobre as calçadas das principais ruas do Centro. Repito e continuarei repetindo que elas são ocupadas de forma irregular e isso cria dificuldades para que cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. O Calçadão de Nova Iguaçu teve o que eles denominam de “choque de ordem”. Mas no seu entorno a desordem ainda é mais chocante.