Por Almeida dos Santos
Na manhã do dia 22 de agosto (terça-feira), a Câmara Municipal de Nova Iguaçu realizou uma sessão solene, com a palestra do presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Nova Iguaçu (IHGNI), Dr. José Luiz Teixeira, para celebrar seus 190 anos de instalação, fato que se deu em 29 de julho de 1833. Chamou atenção a presença maciça de secretários do Poder Executivo prestigiando o evento comemorativo do Poder Legislativo. Exceto a presença do prefeito, via-se no plenário da Câmara uma imagem rara na qual apareciam todos os vereadores da Casa ladeados dos secretários municipais. Isso mostra a capilaridade, a força e o prestígio do presidente da Câmara, Dudu Reina, com o governo municipal e, principalmente, a harmonia entre os poderes. Mas essa situação também revela que além de aliados no campo político e administrativo, essa parceria também deverá estar visível no campo eleitoral.
Então, tá!
Nas redes o comentário é de que o filho do ex-prefeito Mario Marques, que por muitos é conhecido como Mariozinho, submeterá o seu nome à disputa pela Prefeitura de Nova Iguaçu. Em vídeos nas redes, o moço apareceu em um desses “podcasts” sem negar essa possibilidade. O que resta saber sobre isso são outros detalhes fundamentais como, por exemplo, por qual partido, com qual grupo e com quais projetos administrativos e eleitorais. Fora isso, falta tudo e mais um detalhe fundamental: é se também tem votos e cacife, o que é o mais importante. Por enquanto, o que tem é a vontade de ser, igual a muitos que têm.
Vai vendo
Com Lula na presidência é legítimo que o Partido dos Trabalhadores queira uma candidatura própria à Prefeitura de Nova Iguaçu em 2024. O que abala isso é um viés que se apresenta, como o caso de Quaquá achar que tem cacife na cidade. Nova Iguaçu, em cada eleição, anima a sanha dos que acham que a cidade, politicamente, está à deriva.
Livro
A Câmara Municipal de Nova Iguaçu deverá lançar, ainda este ano, um livro com a sua história e a passagem de personalidades pelo legislativo municipal. Será mais uma importante fonte de consulta para a cidade. Vamos aguardar.
Não entendo isso
Se a turma da Postura consegue deixar o Calçadão organizado, qual é a dificuldade deles não conseguirem fazer o mesmo com calçadas cheias de produtos que obrigam pedestres e cadeirantes a terem que andar nas ruas disputando com os carros. Precisa haver uma ação conjunta entre a Postura e o Trânsito para intensificar uma campanha educativa.
Um terceiro mandato
Já disse e insisto: Rogerio trata esta eleição como se fosse um terceiro mandato, inclusive com mais empenho que a sua reeleição. Antes que pensem que ele não está empenhado no processo eleitoral, vejam como o Diário Oficial está funcionando. Pelo que percebo o prefeito não está tratando de alianças neste momento e está deixando que as pessoas se antecipem nas ações para olhar o quadro mais claro. Lisboa não quer antecipar sua entrada mais evidente para não antecipar, também, os custos no que isso resulta. Só mostrará os seus movimentos quando todos começarem a achar que estão bem alinhados.