Com inclusão e alcance social, as deficiências ocultas poderão ser identificadas com o uso do “Cordão de Girassol”. O projeto nº 739/023, de autoria do vereador Dr. Robertinho que “institui o uso do Cordão de Girassol, como instrumento para identificação de pessoas com deficiências ocultas” é um marco na política de inclusão em Nova Iguaçu. Foi o comentário da Sra. Cristiane Pereira, 45 anos, residente no bairro Vila Nova, em Nova Iguaçu, mãe do adolescente AC, de 13 anos, com autismo. Ela disse estar feliz com a notícia da aprovação, no último dia 5 de setembro na Câmara Municipal. ”É uma vitória não só para meu filho, mas para todas as famílias que enfrentam desafios similares. O Cordão de Girassol trará mais compreensão e empatia para nossa comunidade”, disse emocionada.
Seguindo na mesma linha de raciocínio, o Sr. Luiz Balman, 50 anos, segurança, morador de Parada de Lucas, no Rio, pai da adolescente IC, de 17 anos, disse que tal norma facilitaria os pais, pois possui uma filha deficiente visual e sabe muito bem da identificação repentina na via pública. ”Já tive problemas com minha filha e se ela estivesse com o Cordão de Girassol, a identificação seria mais fácil e evitaria constrangimento”, afirmou Balman.
O Cordão de Girassol é uma proposta simples, porém poderosa, que consiste em uma faixa estreita de tecido verde, estampada com desenhos de girassóis anexados a ela, um crachá com
informações pessoais importantes do portador e de seus responsáveis, com um número de telefone de contato em caso de emergência e instruções específicas de assistência, caso necessário.
informações pessoais importantes do portador e de seus responsáveis, com um número de telefone de contato em caso de emergência e instruções específicas de assistência, caso necessário.
Luiz Balman disse que tal norma facilitaria os pais, pois possui uma filha deficiente visual e sabe muito bem da identificação repentina na via pública |
A aprovação deste projeto representa muito mais do que um simples adereço. Ele é um símbolo de esperança, visibilidade e inclusão. O Girassol, conhecido por seguir a luz do sol, torna-se a metáfora perfeita para aqueles que buscam a compreensão e o apoio da sociedade.
O vereador Dr. Robertinho disse que é um passo muito importante para a inclusão, conscientização e a solidariedade, onde todos, independentemente de suas condições de saúde, sintam-se reconhecidos e respeitados. “Essas pautas me animam e fortalece a saúde e a inclusão, pelo o olhar das pessoas que mais precisam”, afirmou o vereador.