Isabel Serra, a popular Bebel do MAB |
Ao criar o Programa Municipal de Atenção em Saúde Mental, iniciativa essencial para os que atuam fazendo funcionar a rede de atenção nas Clínicas da Família, UPAs, as UBSs, CRAS, CREAS, Escolas Municipais, Conselhos Tutelares entre outros, a Prefeitura estará garantindo o acesso psicológico, psiquiátrico e terapêutico aos que no dia-a-dia trabalham no enfrentamento. Esta legislação, pioneira, busca oferecer suporte aos que atuam incansavelmente na linha de frente, incluindo aqueles que trabalham em ambulâncias, entre outros. A saúde mental dos servidores, contratados, nomeados e conselheiros tutelares é um aspecto fundamental para garantir que eles possam realizar suas funções de maneira eficaz e com a certeza que terão a atenção clínica que merece. O trabalho árduo é também traumático e pode afetar profundamente o bem-estar psíquico do profissional.
Os benefícios deste projeto de lei são inúmeros. Primeiramente, ele oferece apoio psicológico essencial a esses servidores, ajudando-os a lidar com o estresse, o trauma e os desafios emocionais inerentes ao seu trabalho. Além disso, o acesso à saúde mental adequada pode aumentar a eficácia de seus esforços no combate à violência, resultando em um serviço público mais eficiente e compassivo para com a comunidade do Município. Aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, o projeto é um testemunho do compromisso do Dr. Robertinho com a saúde mental e o bem-estar de seus servidores, já que ele também é servidor: médico radiologista licenciado. Nova Iguaçu se destaca sendo referência, servindo de exemplo para outras cidades.
O autor do projeto, vereador Dr. Robertinho |
Segundo Isabel Serra, a popular Bebel do MAB, presidenta do Sindicado dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu e Mesquita: “A saúde mental do servidor deveria ser vista de forma mais abrangente pelo Poder Publico pós-pandemia. Sintomas graves de depressão, ansiedade, insônia e estresse, têm sido constantemente relatados pelos profissionais de saúde da linha de frente. O assédio moral também afeta a saúde mental do trabalhador. O SINDISMUNIN (Sindicato dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu e Mesquita) vem sendo procurado pelo servidor que pede ‘socorro’ nesse sentido. O nosso papel é levar até os gestores, os problemas para que sejam solucionados”, arrematou Bebel do MAB.
Na mesma linha, o vereador Dr. Robertinho disse: “A Câmara deu um passo certeiro, demonstrando que está disposta a investir desde o servidor até o Conselheiro Tutelar, sendo um braço, a mão amiga, daqueles que atuam no enfrentamento às diversas formas de violência. Agora, esperamos a análise do Executivo, mas acredito na sanção do prefeito Rogerio Lisboa”, sentenciou o vereador.