TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

17 de out. de 2023

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos

Comparativos


Dois possíveis candidatos a Prefeitura de Nova Iguaçu, jovens e com experiência de comandarem o Poder Legislativo, devem se enfrentar nas urnas. Um deles é o hoje deputado estadual Felipinho Ravis (Solidariedade). Felipinho foi presidente da Câmara sucedendo o seu ex-aliado Juninho do Pneu. Logo depois ele rompeu os laços e foi apoiar o deputado federal Dr. Luizinho (PP). Hoje é aliado do deputado federal Áureo, de Duque de Caxias, seu correligionário.

O outro possível candidato é o atual presidente da Câmara, vereador Dudu Reina (PDT), que entrou para a política participando do grupo do prefeito Rogerio Lisboa, de quem é muito próximo. Uma das marcas de Dudu Reina na política é a sua capacidade de resolver problemas administrativos de gestões anteriores. Um desses casos, por exemplo, é a questão dos alugueis que estavam atrasados. Dudu Reina também fica marcado na história política da cidade como o presidente que conseguiu reparar o dano da representatividade dos bairros na Câmara, colocando para votação o aumento do número de cadeiras, passando de 11 para 23 na próxima legislatura. Isso sem significar o aumento dos gastos do Legislativo.

Caso confirme estes dois possíveis candidatos na disputa pela Prefeitura de Nova Iguaçu, logo não será difícil de confrontar às gestões, em especial usando como parâmetro a administração da Câmara nos seus respectivos períodos legislativos.

Muito interessante
O primeiro presidente da Câmara de Nova Iguaçu (então Vila de Iguassú) foi Ignácio Antônio de Souza Amaral que, segundo dados, teria nascido em 1814. Se colocar na ponta do lápis, este ano como o ano do seu nascimento, Ignácio Antônio de Souza Amaral teria sido, então, presidente da Câmara com apenas 19 anos de idade. Vale lembrar que ele recebeu o título de Barão do Guandú, em 3 de março de 1856.

Muito interessante II
Ignácio Antônio de Souza Amaral nasceu em 1814 e faleceu em 21 de abril de 1878. Em tese, isso significa que além de ter sido o primeiro presidente Câmara Municipal de Nova Iguaçu, foi também o presidente mais jovem da história do Legislativo. E o mais interessante é que naquela época a Câmara exercia as funções do Executivo. O primeiro prefeito da cidade foi Mário Pinotti, em 1919, exercendo um mandato nomeado para a função. Em outras palavras, Ignácio Antônio de Souza Amaral pode ter sido o presidente e prefeito mais novo que existiu na história do município de Nova Iguaçu.

Comportados
Enquanto os possíveis candidatos a vereador ensaiam nas redes aquilo que pretendem levar para as suas campanhas eleitorais, no caso dos pré-candidatos a prefeito o ritmo está mais lento. Olhando friamente o processo, apesar de citado como um possível candidato, Dudu Reina está mais preocupado em deixar para o ano que vem assuntos que tratem de temas eleitorais.