Por Almeida dos Santos
Muitos estão esperando o prefeito Rogerio Lisboa se pronunciar a respeito de quem apoiará nas eleições de 2024 para sucedê-lo. Lisboa, ao que parece, não fará nenhuma declaração até que o processo eleitoral esteja mais próximo. E faz sentido. Ele não quer antecipar falas claras e desgastes em vão, afinal, qualquer declaração do prefeito, neste momento, compromete o processo administrativo. Lisboa sabe bem que antecipar a campanha é antecipar desgastes. Por outro lado, enquanto isso, o prefeito observa quem está alinhado com o seu grupo político. Nota-se com clareza que muitos que integram o governo estão se precipitando em declarações ou mesmo em movimentações precipitadas e Rogerio Lisboa, com base nisso, vem planejando como estruturar um grupo coeso para às eleições de 2024. O compromisso político que Rogerio Lisboa teve na sua reeleição foi cumprido durante este segundo mandato. A próxima eleição vai permitir que o líder político faça um grupo baseado na realidade política do momento. Alguns que estiveram no governo, hoje são de oposição. Isso permitiu que o prefeito hoje possua uma maior facilidade na recomposição do governo com uma reforma. Mas quanto mais o prefeito adiar reformas, mais ele pode pegar de surpresa quem acha que irá dispor das estruturas da própria máquina para a campanha eleitoral.
Turma dos bissextos
Tradicionalmente, às campanhas eleitorais servem como prova de vida de fulanos e beltranos. Rostos sumidos reaparecem nas “temporadas eleitorais” e costumam serem revistos de dois em dois anos, ou mesmo de quatro em quatro. Ano que vem é a turma dos bissextos: aqueles que aparecem de quatro em quatro anos para às eleições municipais. São iguais aos OVNIs: eles existem, mas aparecem de vez em quando para assustarem.
Lentes ilustres
O experiente e incansável repórter fotográfico, Paulo Santos, realizará na sede da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (Nova Iguaçu/Mesquita), a tradicional exposição “Ilustres & Anônimos”. Esta é a vigésima edição organizada pelo fotógrafo e que contou com o apoio do presidente Hilário Franklin e da advogada Nágila Almawy.
Banner histórico
Em novembro, quando o Comendador Soares completaria 225 anos de nascimento, a Câmara Municipal de Nova Iguaçu prepara um banner que ficará exposto no Legislativo municipal contando sua história e sua importância para o Município. O projeto intitulado “Quem conhece, ama”, o nome do projeto ainda não está definido, pretende apresentar diversos personagens da história iguaçuana.