A escritora Sandra Souza
|
Um encontro de autoras leva literatura infantil e temática social para o estande “Livros para Voar”, na edição da Feira Iguassú, que acontece na Rua Getúlio Vargas, no centro de Nova Iguaçu, neste sábado (11), a partir das 10h.
Sarah dos Anjos autografa “Talita e a árvore multicor” sobre uma menina e suas aventuras no Parque Natural Municipal. Já Sandra Souza autografa o livro “Mulheres Pretas de Fé”, uma coletânea que reúne escritoras com a temática da experiência de fé em diversos segmentos.
A escritora Sarah dos Anjos
|
A ação é do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura.
“Trabalho com leitura e escrita há 30 anos. Sou professora de filosofia e história e bacharel em Direito. Dirijo a Associação de Mulheres Olumire, voltada para garantias de direitos e capacitação de geração de renda para mulheres em vulnerabilidade social e temos um eixo de literatura e escrita. Passei minha infância lendo Jorge Amado e Clarice Lispector e depois fui inspirada por autoras negras como Lélia Gonzalez, Audre Lorde, Maya Angelou, Michelle Obama e tantas outras mulheres”, destaca Sandra Souza, que escreveu um dos textos do livro “Mulheres Pretas de Fé”, organizado por Babá Gisele Rose e a Pastora Verônica Cunha.
O estande “Livros para Voar” também vai promover o encontro dos leitores com a escritora Sarah dos Anjos, autora do livro “Talita e a árvore multicor”. A obra segue a história de Talita, uma garotinha de 5 anos que mora com os pais em Nova Iguaçu. Num dia ensolarado, a família decide visitar o Parque Natural de Nova Iguaçu, e é nesse cenário que a aventura acontece.
O Parque Natural Municipal está localizado no conjunto do Maciço do Mendanha formado pelas serras do Mendanha, Gericinó e Madureira. Ele é composto por 1.100 hectares de área protegida da Mata Atlântica que rodeiam inúmeras cachoeiras e poços. “Esta é uma história que combina aventura, aprendizado e consciência ambiental. Com ilustrações vibrantes de Sabinah Santos, a história inspira as crianças a protegerem a natureza e os animais, lembrando-nos de que a proteção ao meio-ambiente é responsabilidade de todos nós”, destaca Sarah dos Anjos, de 28 anos, professora, estudante de artes e pedagogia. A Feira Iguassú é um dos principais eventos da cidade, organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), em parceria com a sociedade civil. Evento gratuito, que fortalece a economia criativa, a Feira reúne música, dança, boa gastronomia, moda, arte e artesanato.