“Quarta-feira última, ao assumir o cargo de prefeito como Interventor Federal em Nova Iguaçu, o Prof. João Ruy de Queiroz Pinheiro afirmou que terá como lema o binômio: honestidade e trabalho. E mais adiante declarou: “Não vacilaremos em excluir de nossa equipe qualquer elemento que titubeie ou tergiverse no exato cumprimento do dever”.
POSSE – O Prof. João Ruy de Queiroz Pinheiro foi empossado terça-feira, dia 25, no salão nobre do Ministério da Justiça. O termo de posse foi assinado na presença do Ministro Gama e Silva, e de seu chefe de gabinete, Sr. Luiz Roberto da Costa. Também esteve presente à solenidade, além de outras autoridades, o ex-Secretário de Justiça do Estado do Rio, Cel. Francisco Homem de Carvalho.
TRANSMISSÃO DO CARGO – Recebido nas dependências do gabinete do prefeito pelo Sr. Nagi Almawy e três de seus secretários, Humberto dos Santos, Hélio Corredeira e Mario Marques, o Prof. João Ruy de Queiroz Pinheiro chegou à Prefeitura por volta das 16h20m. Logo após deu-se início à solenidade de transmissão do cargo, ante um número considerável de pessoas, autoridades civis e militares que se comprimiam nas salas exíguas do gabinete sob forte calor.
Inicialmente, falou o Sr. Nagi Almawy que, em discurso breve, ressaltou a sua disposi- ção em colaborar com a nova administração, seja como amigo pessoal do atual prefeito, como vereador ou presidente da Câmara Municipal.
DISCURSO – O discurso de posse do Sr. João Ruy de Queiroz Pinheiro, em seguida ao proferido pelo Sr. Nagi Almawy, foi interrompido aqui e ali, por aplausos, principalmente nos trechos em que o atual prefeito enfatizou o espírito cívico e patriótico das Forças Armadas, a figura do Cel. Francisco Homem de Carvalho e o ânimo do Interventor em participar da luta em Nova Iguaçu”.
(Íntegra dos trechos iniciais da reportagem sobre a posse do Interventor Federal João Ruy de Queiroz, na primeira página da edição de 2 de março de 1969)