Por Almeida dos Santos
Os 110 anos da Carmelita Brasil
Disputas internas
Nas próximas eleições veremos o eco das disputas internas nas alianças que se formaram em 2022, quando surgiram as chamadas Federações e que serão obrigatoriamente reproduzidas no processo eleitoral deste ano. Isso colocará nomes de alguns secretários do governo dentro da mesma aliança eleitoral nas proporcionais, como é o caso do PSDB e do Cidadania.
Disputas internas II
A Federação PSDB/Cidadania terá ao menos dois nomes do alto escalão do governo na disputa por uma cadeira na Câmara. Mario Lopes (presidente do PSDB) e Miguel Ribeiro (presidente do Cidadania) são pré-candidatos. Mario Lopes é secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, e Miguel Ribeiro é o presidente da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu. Querem trocar o Executivo pelo Legislativo.
Outra Federação
Outra espécie de disputa interna que vai chamar a atenção é a Federação que reúne os partidos PCdoB, PT e PV. O Partido dos Trabalhadores (PT) quer lançar candidatura própria com o nome de Tuninho da Padaria – recém-filiado ao partido. Resta saber como o PCdoB e o PV vão reagir a isso. Vale lembrar que esses partidos estão sem representantes na Câmara Municipal de Nova Iguaçu.
Vai dar melelê
Geralmente as vagas de vice em candidaturas majoritárias são utilizadas para que os partidos possam obter apoio de outras legendas. Com o advento da verticalização, das chamadas Federações, isso dificulta muito os partidos ampliarem os seus “leques de legendas”. Fora isso, nem sempre as alianças nacionais dos partidos possuem nas cidades a mesma facilidade de caminharem juntos. Esse experimento, na próxima eleição, trará muito disse me disse ou mesmo acusações de “rupturas” de uma ou outra parte. Estamos prestes a ver uma eleição que não será tão simples no aspecto de harmonia nas alianças, inclusive considerando que as nominatas das proporcionais devem ser feitas obedecendo uma certa proporcionalidade do que é no Congresso. Teremos muitas emoções. Podem apostar.
Pois, é…
Na volta das sessões plenárias da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, Dudu Reina (presidente do Legislativo Municipal), foi tratado por seus pares como o escolhido do prefeito Rogerio Lisboa para a sucessão. Dudu é, entre os políticos da cidade, o mais próximo de Lisboa.