BAIXADA TERÁ PROGRAMAÇÃO EM "DESCOMEMORAÇÃO" AO GOLPE CIVIL - MILITAR DE 1964 - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

27 de mar. de 2024

BAIXADA TERÁ PROGRAMAÇÃO EM "DESCOMEMORAÇÃO" AO GOLPE CIVIL - MILITAR DE 1964

Este ano completam-se seis décadas desde o dia 1° de abril de 1964 em que 
o país entrou em um dos seus períodos mais tenebrosos: a Ditadura Militar


A Rede de Educação Popular da Baixada Fluminense, em parceria com o Fórum Grita Baixada e o Sindicato Estadual do Profissionais em Educação, está organizando um calendário de atividades em memória aos 60 Anos da Ditadura Militar no Brasil.

A programação em "descomemoração" contará com contações de história, rodas de conversa, cinedebates, itinerância de exposição e aulas públicas que acontecerão em bibliotecas comunitárias, pré - vestibulares populares, museus de território e sindicatos, a partir do dia 23 de março, nos municípios de Nova Iguaçu, Seropédica, Queimados, Mesquita e Duque de Caxias.

A programação tem apoio da Associação dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc SN), Sindicatos dos Trabalhadores em Educação da UFRRJ (SINTUR RJ) e Associação dos Docentes da UFRRJ (ADUR RJ).

ATIVIDADES JÁ CONFIRMADAS!

30/03 - às 10h30min - Exposição em memória aos 60 anos da Ditadura Militar no Brasil. Local: AGITA.

02/04 - às 10h30min - Mesa sobre os 60 Anos da Ditadura Militar + Exibição do documentário "Desova". Local: sede do SINTUR/UFRRJ campus Seropédica.

13/04 - às 14h - Contação de História "O Reizinho Mandão" com oficina de rap. Local: Biblioteca Comunitária Transformando Vidas.

13 a 19/4 - das 9 às 12h e das 14 às 17h - Exposição 60 anos da Ditadura Militar no Brasil.
Local: Centro Cultural Jota Rodrigues (Morro Agudo, Nova Iguaçu).

20/04 - às 10h - Exposição 60 Anos da Ditadura Militar no Brasil e reunião da REMUS RJ. Local: Museu Bxd (Cerâmica, Nova Iguaçu).

EXPOSIÇÃO

A Rede elaborou uma exposição fotográfica tendo como base os acervos do Centro de Documentação e Imagem/UFRRJ e do Centro de Memória da Associação dos Docentes da UFRRJ.

A exposição busca resgatar fatos e acontecimentos sobre a Ditadura Militar na Baixada Fluminense e as suas consequências por meio de recortes de jornais e revistas que circulavam na região no período de 1964 a 1985.

A sua inauguração está marcada para o dia 30 de março de 2024, a partir das 10 horas, no Centro de Agitação Popular - AGITA, localizado na Rua Tibúrcio de Mendonça, nº 23, Figueira, Nova Iguaçu. Depois a exposição circulará por diferentes espaços na Baixada Fluminense.

Para mais informações acesse o perfil oficial da Rede de Educação Popular na Baixada Fluminense no link: https://www.instagram.com/p/C4qedZRpa5K/?igsh=bDFjdzQ1aXd6Znhs.