A Câmara aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei de autoria do vereador Dr. Robertinho que autoriza estudos para a criação do Museu Municipal de Nova Iguaçu. Pois é fato que hoje o Município detém estudos arqueológicos no entorno do Parque Histórico de Iguaçu Velho, onde fragmentos anteriores ao século XVIII, como porcelanas, cachimbos e outros objetos foram encontrados e remontam usos e costumes da época.
Assim, diante desse cenário, faz-se necessário uma discussão no orçamento, para que possamos ter recursos para usufruir deste importante equipamento público que servirá para salvaguardar o acervo dessas e outras escavações.
A Política Municipal de Cultura, que consta na Lei Municipal 4704/18, atenta para essa necessidade. A meta é vivenciar a memória iguaçuana, alinhada ao seu passado, criações científicas, artísticas, históricas e outros mais que precisam estar arquivados para estudos e pesquisas.
Na foto, da esquerda para a direita, vemos o Dr. José Luiz Teixeira (presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Nova Iguaçu-IHGNI), o vereador Dr. Robertinho (autor da Lei que cria o Museu Municipal de Nova Iguaçu) e Diogo Borges (arqueólogo da Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu).