Aproveitando a festiva reinauguração do Hospital de Iguassú há pouco mais de um mês, o Correio da Lavoura republica esta semana, em Nossa Memória, a chegada da primeira ambulância ao hospital.
Como pioneiro da grande cruzada em defesa da construção de uma casa de saúde pública em Nova Iguaçu, o CL revelou o seu grande regozijo na reportagem de quase uma página (edição de 4 de abril), em que registrou sem dúvida alguma o maior acontecimento ocorrido nesta cidade no ano de 1935, ou seja, a tão esperada inauguração do Hospital de Iguassú, no dia 31 de março daquele ano.
A inauguração contou com vasta programação: pela manhã, às 9 horas, o vigário da Igreja Matriz, Pe. João Musch, procedeu a bênção do “belo e soberbo” edifício, seguindo-se a bênção da imagem de Santa Terezinha do Menino Jesus; em seguida, celebrou-se missa festiva em ação de graças; às 14h30min, reunida a diretoria, deu-se início à solenidade de inauguração, sob a presidência do prefeito Sebastião de Arruda Negreiros, que teve a ladeá-lo o deputado Manoel Reis, Dr. Luiz Palmieri (diretor do Hospital de São Gonçalo), Capitão Silvino de Azeredo (fundador e diretor deste semanário), Capitão Nilo da Costa Moura (representante do Interventor do Estado do Rio), Tenente Nelson da Costa (representante do Comandante da Força Pública), Coronel Sebastião Herculano de Matos, Dr. Cledon Cavalcanti (diretor do Hospital de Iguassú), deputado Átila do Amaral, Sr. Matos Gonçalves (representante da “Gazeta de Notícias”) e João Fonseca, representante do Cine-Teatro Verde. Depois que vários oradores se fizeram ouvir, foi servido um farto lanche a todos os convidados presentes. À noite, organizada por senhoras e senhoritas da nossa sociedade, realiza-se uma quermesse em benefício do estabelecimento hospitalar. O Esporte Clube Iguaçu, associando-se às manifestações de regozijo pelo grande acontecimento, realiza grande e concorrido baile em sua sede. Na foto, a primeira ambulância do Hospital de Iguassú, naquela época, denominada de “assistência pública”.
(Foto do arquivo do Correio da Lavoura)