Os amantes de pets terão uma nova oportunidade para adotá-los neste sábado (29). A 14ª edição da Feira Municipal de Adoção de Cães e Gatos, promovida pela Prefeitura, vai disponibilizar 32 animais de estimação.
Para se tornar um tutor, o interessado deverá preencher um termo de adoção responsável no qual se compromete a oferecer os cuidados necessários ao animal. Os pets são entregues já castrados e vermifugados, com exceção dos filhotes ainda com pouca idade para passar pelo procedimento.
Estes são inseridos no serviço de castração gratuita da Prefeitura – realizado em parceria com o Hospital Veterinário da Estácio – no ato da adoção. Quando chegarem na idade apropriada, eles serão castrados. Os bichinhos de estimação também sairão da feira já com a dose da vacina antirrábica.
No ato da adoção, os novos tutores são cadastrados e monitorados nos meses seguintes. Desta forma, é possível acompanhar a adaptação do animal ao novo lar e certificar-se que ele está sendo bem cuidado e levando uma vida saudável.
A ação conta com o apoio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Assistência Social e de protetores de animais de rua. São estes protetores parceiros que resgatam e cuidam dos animais até que eles estejam prontos para ser adotados.
O TopShopping fica na Av. Governador Roberto Silveira, nº 540, no centro de Nova Iguaçu. A ação acontece das 10 às 15h.
CÃO DA RAÇA SHÍH TZU É RESGATADO APÓS DENÚNCIA À PREFEITURA DE NOVA IGUAÇU
Um cão da raça Shih Tzu foi resgatado na noite da última quarta-feira (26), no bairro Califórnia, em uma ação conjunta entre a Prefeitura de Nova Iguaçu e a Polícia Civil. O animal, que vivia em condições inadequadas, precisou ser levado à uma clínica veterinária para passar por atendimento. O tutor do cão, um jovem de 18 anos, foi encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos.
A ação foi realizada após denúncia anônima feita à Ouvidoria da prefeitura, que encaminhou o relato à Assessoria Especial de Proteção Animal, órgão ligado à Secretaria Municipal de de Governo (Semug), que orientou a denunciante a formalizar a queixa junto à Polícia Civil. Policiais do projeto Nas Garras da Lei, voltado para a causa animal, foram ao endereço apontado e efetuaram o resgate. Esta foi a terceira vez que o mesmo homem foi denunciado por maus-tratos a animais.
“Estivemos duas vezes no local e orientamos o tutor sobre os cuidados necessários para manter o pet saudável. Mas como não surtiu efeito e voltamos a receber uma denúncia, foi necessário intervir com a polícia. O cão estava em um ambiente insalubre, sem água nem comida”, relata a assessora especial de Proteção Animal, Naira Pereira.
Após passar por uma avaliação veterinária, o cão foi encaminhado para uma das protetoras parceiras da prefeitura. Ele será cuidado e, em breve, estará disponível para adoção.