Por Almeida dos Santos
Na pesquisa Quaest/Tupi divulgada esta semana, não são apresentados os nomes de três pré-candidatos à Prefeitura de Nova Iguaçu. Aluísio Gama (PSB), Dr. Leonardo Mazzuti (Rede) e Iza Dutra (Novo). O ideal é que eles surgissem nas tabelas da pesquisa estimulada. Como o momento é pré-eleitoral, eles deverão surgir nas próximas pesquisas ao homologarem as suas candidaturas. Mas, uma coisa é certa: o instituto, ao não colocar os seus respectivos nomes, se afasta de um quadro mais preciso do cenário eleitoral. Ainda que não pontuassem, colocá-los como pré-candidatos na pesquisa estimulada daria um desenho mais original do que hoje está posto nas intenções partidárias.
Esquecidos II
Iza Dutra, pré-candidata pelo Novo, não é estreante na política eleitoral. Militar, ela concorreu a deputada estadual em 2020 pelo União Brasil, partido que hoje apresenta Clébio Jacaré como candidato a prefeito, portanto disputará contra o seu ex-aliado. Iza obteve, em 2022, a quantidade total de 1.315 votos, sendo que em Nova Iguaçu conquistou, naquela candidatura, 415 votos. E por falar no Novo, um dos nomes que vinha sendo cogitado para concorrer pela legenda era o do professor Jayme Soares (presidente do diretório municipal do Partido Novo), pessoa conhecida na política local e muito bem relacionada na cidade. Como membro e até presidente de conselhos municipais pelos quais passou, Jayme Soares conhece bem algumas áreas.
Espontânea
Dudu Reina, do PP, na pesquisa Quaest, foi o único que pontuou na pesquisa espontânea e atingiu 3%. Isso mostra que dentro de um cenário onde a maioria (90%) do eleitorado não definiu em quem votar, Dudu começa a aparecer espontaneamente na fala dos eleitores.
Recesso
Essa semana que se inicia é a última antes do recesso parlamentar municipal. Isso significa tempo livre na agenda dos vereadores que vão disputar a reeleição. Como falta pouco mais de três meses para o primeiro turno das eleições, eles devem aproveitar julho, agosto e setembro para intensificarem suas campanhas.
Quem é quem
Antes do presidente da Câmara, o vereador Dudu Reina (PP), ser anunciado como o pré-candidato escolhido pelo prefeito Rogerio Lisboa à sucessão, muitos secretários “apostavam” suas fichas em outros nomes. O que resta saber é como se comportarão nos próximos meses.
Na mira
A questão do trânsito caótico que por anos perturba o motorista que está nas ruas de Nova Iguaçu deverá ser explorado pelos candidatos, isso durante o processo eleitoral. Na primeira gestão do prefeito Rogerio Lisboa algumas mudanças na cidade foram feitas, como o caso da “agulha” criada na Via-Light para dar acesso direto à Rua Dom. Walmor. Mesmo assim o trânsito será uma das áreas exploradas pelos adversários do governo.
Vai vendo…
Tem candidato a cargo eletivo de partido de centro-esquerda cujo filho é admirador do Bolsonaro. O rapaz deve estar com o coração dividido. Então, tá!