TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

1 de jul. de 2024

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Honraria merecida
O presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, Dr. Robertinho, planeja entregar, no início de agosto, o Título de Cidadania Iguaçuana oferecido por ele, e aprovado por unanimidade no Legislativo Municipal, a um dos nomes importantíssimos da memória histórica de Nova Iguaçu, que é o Dr. Zanon de Paula Barros, o único fundador vivo do Instituto Histórico e Geográfico da Nova Iguaçu (IHGNI), instituição criada em 15 de novembro de 1962. Quem deverá ficar feliz com a entrega do título é o presidente do IHGNI, Dr. José Luiz Teixeira, que tanto lutou por esse reconhecimento.

União, mas nem tanto!
Felipe Bornier, que foi deputado federal por três mandatos e secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude no governo Wilson Witzel (PSC), tem sido apresentado por Tuninho da Padaria, este que é pré-candidato pelo PT à Prefeitura de Nova Iguaçu, como um grande aliado. Em 2022, Felipe foi candidato a deputado federal pelo União Brasil, legenda que hoje tem Clébio Jacaré como pré-candidato a prefeito. Outra pessoa que esteve no União Brasil é a pré-candidata à Prefeitura pelo Novo, Iza Dutra.

Pré-convenção
O PSOL realizou a sua pré-convenção no domingo passado, dia 23. Hélio Jorge foi o indicado para ser o vice do Dr. Leonardo Mazzutti (Rede). Hélio, é um pessoa muito popular na cidade, em especial no centro de Nova Iguaçu, e chegou a fazer parte do Conselho Municipal de Cultura. Um tipo de político que é dado ao diálogo, mesmo com pessoas ideologicamente opostas, mas sempre mantém a firmeza na sustentação dos seus pensamentos e convicções.

Pré-convenção II
Outra que viu a sua pré-candidatura se confirmar no PSOL foi a Prof. Leci Carvalho, ela que já foi candidata à prefeita em eleições anteriores. Desta vez ela vai tentar uma vaga na Câmara. Professora Leci quer integrar o Legislativo Municipal, instituição que em 29 de julho de 2024 completa 191 anos, porém, até os dias atuais, só contou com 12 mulheres no cargo de vereadora.

Promissor
Danilo Roseno, de 35 anos, é membro do Comitê Municipal do PCdoB, legenda na qual é filiado há pelo menos 15 anos e hoje é um dos seus dirigentes na cidade. Ele deverá ter a sua candidatura confirmada na disputa por uma das 23 cadeiras da Câmara Municipal de Nova Iguaçu. Estudioso da administração pública, Roseno é oriundo do movimento estudantil, tem um histórico de luta reconhecido nas bases do PCdoB. Vale lembrar que o PCdoB integra a coligação que forma a Federação com PT e PV.

Divisor de águas
O recesso parlamentar será um divisor de águas nesse processo de pré-campanha. Dudu Reina (PP), um dos principais candidatos à Prefeitura, não só tem mandato na Câmara como tem o apoio dos vereadores que, é claro, querem colar imagem com Dudu, afinal, ser visto ao lado de um candidato majoritário dá visibilidade também ao vereador ou mesmo ao candidato à vereança. Se Dudu é o único que pontua na pesquisa espontânea, ao investir em caminhadas nos bairros com lideranças e vereadores, consequentemente será mais visto.