TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

17 de jul. de 2024

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


O passado nas ruas
Em 2018 o prefeito Rogerio Lisboa alterou os nomes de duas ruas no bairro Palhada, em Nova Iguaçu. Através da Lei nº 4.706, de 7 de março de 2018, passou a denominar a Rua Projetada I com o nome Rua Marquês de Itanhaém. Através da Lei nº 4.707, passou a denominar a Rua Projetada II com o nome de Rua Conde de Aljezur. As publicações estão na página 12 do Diário Oficial, de 8 de março de 2018. Tanto o Marquês, quanto o Conde, são figuras interessantes da história do Brasil pela proximidade com D. Pedro II. O Marquês foi tutor de Pedro II e o Conde de Aljezur o acompanhou no exílio. Mas não é só isso...

O passado nas ruas II
Marquês de Itanhaém foi tutor de D. Pedro II sucedendo José Bonifácio. O segundo, o Conde de Alzejur, foi quem acompanhou D. Pedro II no exílio em Portugal. Ambos nasceram em terras iguaçuanas antes elevadas à condição de “Villa” (cidade). Para alunos da rede municipal daquela localidade, seria legal conhecerem um pouco mais destes personagens que dão nomes às ruas dos seus bairros.

Detalhe importante
Quem se debruçar sobre a pesquisa da Prefab Future que saiu esta semana, registrada sob o número RJ-03729/2023, verá um detalhe curiosíssimo e que deveria mexer com a classe política local. Fora o prefeito Rogerio Lisboa, políticos com mandatos de deputado não aparecem na espontânea. Ou o povo sabe bem quem são os pré-candidatos ou a política de comunicação está falhando para que não sejam lembrados e citados espontaneamente pelo eleitorado. Vai vendo...

Voltas que a vida dá
Hoje pré-candidato pelo PT à Prefeitura de Nova Iguaçu, Tuninho da Padaria, em 2000, estava filiado no PV e era um dos nomes que disputava nos bastidores, com o deputado federal Juninho do Pneu (Republicanos) então filiado ao DEM, a vaga de vice na chapa do então candidato Rogerio Lisboa. Tuninho não emplacou, quatro anos depois vira pré-candidato candidato do PT à Prefeitura.

Olhando a história
O vereador Mauricio Morais é pré-candidato à reeleição querendo alcançar um objetivo: chegar ao sétimo mandato. Na história da Câmara Municipal de Nova Iguaçu só Mario Marques conseguiu essa façanha.

E o Felipinho, hein?!
Uma coisa não se pode negar: o deputado estadual Felipinho Ravis (Solidariedade) mergulhou de cabeça na pré-campanha de Dudu Reina (PP). Um ganho significativo para às caminhadas nas ruas. O rapaz é conhecido por ter caminhadas marcantes.

Só para constar
Com o aumento do número de cadeiras na Câmara de Municipal de Nova Iguaçu, passando de 11 para 23, seria histórico se os 11 vereadores fossem reeleitos.

Importantíssimo
A próxima composição da Câmara precisaria de uma bancada feminina maior, afinal, hoje inexistem mulheres no parlamento municipal. Muitos temas ligados à questão do gênero, ganharia força no debate com a presença de mais mulheres.