TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

23 de jul. de 2024

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Caminhando com cautela
Uma das coisas que se ouvia até recentemente era que Dudu Reina (PP), presidente da Câmara e escolhido para suceder Rogerio Lisboa (PP) na corrida pela Prefeitura, estaria sem ir para as ruas. Fato é que Dudu é cauteloso e evita queimar a largada. Dudu e a sua equipe sabem que o momento é de fortalecer as pré-candidaturas proporcionais e sendo o pré-candidato com o maior grupo de pré-candidatos proporcionais na base, visitar os lançamentos das pré-campanhas fortalecendo aqueles que caminharão com ele. Esse é o caminho mais cauteloso de evitar desgaste com a lei eleitoral.

Correção
Na coluna da semana passada, disse que 11 vereadores concorrerão à reeleição. Atento, o nosso amigo, leitor e colaborador do Correio da Lavoura, Thiago Rachid disse que são 10. Ele está correto. Dos 11 vereadores, 10 concorrem à reeleição e um concorrerá ao Executivo. Obrigado pelo olhar atento, Rachid!

Bancada dos ex-secretários
Mário Lopes (PSDB), Miguel Ribeiro (PPS), Manoel Barreto (PL) e Fernandinho Moquetá (PL), são os nomes que deixaram o governo para concorrer a uma vaga na Câmara. Cada qual, é claro, tem a sua peculiaridade na corrida. Mário Lopes aposta na força dos empresários para chegar a Câmara. Miguel Ribeiro quando esteve na Fenig, conseguiu uma capilaridade maior no setor cultural. Já Manoel Barreto foi secretário municipal de Saúde e tem boa aceitação na categoria. Fernandinho Moquetá, do PL, foi secretário de Esportes, mas tem desenvolturas em outros setores. Caso obtenham sucesso, teremos a bancada dos ex-secretários. Com 23 cadeiras, às probabilidades deles aumentam.

Dia do Samba
Carmelita Brasil Monteiro, que foi a primeira vereadora em Nova Iguaçu e também ajudou a fundar e presidir a GRES Unidos da Ponte, deverá ser homenageada. Dia 2 de dezembro é o Dia Nacional do Samba! Aguardem!

Isso atrapalha
Educar e orientar o trânsito é uma função da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana. No entanto, afrouxar demais a fiscalização coopera para um sentimento de bagunça, ainda mais nas ruas do Centro. E a Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana precisa estar atenta para não surgir como uma das adversárias do governo. No caso da Segurança Pública, isso é competência do Estado, principalmente. Mas trânsito é de competência local. Fica a dica!

Para a pós-eleição
O desempenho de Tuninho da Padaria (PT) na campanha eleitoral terá uma reflexão para a análise sobre dois fatos no pós-eleição. Se for bem, o ex-prefeito Lindbergh Farias (PT), patrono da candidatura de Tuninho, mostrará força e vai colher os louros do resultado. Mas, se não for bem, ele deverá jogar a culpa na base. A expectativa do que acontecerá é muito aguardada, em especial por petistas. O que vejo, e conheço, é que muitos petistas históricos estão à distância quando sempre estiveram mais próximos.

Novos tempos
Planos de governo ou plataformas eleitorais estão iguais santinhos abandonados nos modelos das “novas” técnicas de campanhas eleitorais. Particularmente, fico triste, pois o que é oferecido aos eleitores são as formações dos blocos ou grupos e não de projetos para a cidade. Enfim, são campanhas dos novos tempos.