Por Almeida dos Santos
Uma das coisas que se ouvia até recentemente era que Dudu Reina (PP), presidente da Câmara e escolhido para suceder Rogerio Lisboa (PP) na corrida pela Prefeitura, estaria sem ir para as ruas. Fato é que Dudu é cauteloso e evita queimar a largada. Dudu e a sua equipe sabem que o momento é de fortalecer as pré-candidaturas proporcionais e sendo o pré-candidato com o maior grupo de pré-candidatos proporcionais na base, visitar os lançamentos das pré-campanhas fortalecendo aqueles que caminharão com ele. Esse é o caminho mais cauteloso de evitar desgaste com a lei eleitoral.
Correção
Na coluna da semana passada, disse que 11 vereadores concorrerão à reeleição. Atento, o nosso amigo, leitor e colaborador do Correio da Lavoura, Thiago Rachid disse que são 10. Ele está correto. Dos 11 vereadores, 10 concorrem à reeleição e um concorrerá ao Executivo. Obrigado pelo olhar atento, Rachid!
Bancada dos ex-secretários
Mário Lopes (PSDB), Miguel Ribeiro (PPS), Manoel Barreto (PL) e Fernandinho Moquetá (PL), são os nomes que deixaram o governo para concorrer a uma vaga na Câmara. Cada qual, é claro, tem a sua peculiaridade na corrida. Mário Lopes aposta na força dos empresários para chegar a Câmara. Miguel Ribeiro quando esteve na Fenig, conseguiu uma capilaridade maior no setor cultural. Já Manoel Barreto foi secretário municipal de Saúde e tem boa aceitação na categoria. Fernandinho Moquetá, do PL, foi secretário de Esportes, mas tem desenvolturas em outros setores. Caso obtenham sucesso, teremos a bancada dos ex-secretários. Com 23 cadeiras, às probabilidades deles aumentam.
Dia do Samba
Carmelita Brasil Monteiro, que foi a primeira vereadora em Nova Iguaçu e também ajudou a fundar e presidir a GRES Unidos da Ponte, deverá ser homenageada. Dia 2 de dezembro é o Dia Nacional do Samba! Aguardem!
Isso atrapalha
Educar e orientar o trânsito é uma função da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana. No entanto, afrouxar demais a fiscalização coopera para um sentimento de bagunça, ainda mais nas ruas do Centro. E a Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana precisa estar atenta para não surgir como uma das adversárias do governo. No caso da Segurança Pública, isso é competência do Estado, principalmente. Mas trânsito é de competência local. Fica a dica!
Para a pós-eleição
O desempenho de Tuninho da Padaria (PT) na campanha eleitoral terá uma reflexão para a análise sobre dois fatos no pós-eleição. Se for bem, o ex-prefeito Lindbergh Farias (PT), patrono da candidatura de Tuninho, mostrará força e vai colher os louros do resultado. Mas, se não for bem, ele deverá jogar a culpa na base. A expectativa do que acontecerá é muito aguardada, em especial por petistas. O que vejo, e conheço, é que muitos petistas históricos estão à distância quando sempre estiveram mais próximos.
Novos tempos
Planos de governo ou plataformas eleitorais estão iguais santinhos abandonados nos modelos das “novas” técnicas de campanhas eleitorais. Particularmente, fico triste, pois o que é oferecido aos eleitores são as formações dos blocos ou grupos e não de projetos para a cidade. Enfim, são campanhas dos novos tempos.