TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

30 de jul. de 2024

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Estilos importam
Não é de agora que as cores e as roupas estão presentes na identidade visual dos pré-candidatos. Sempre estiveram, mas agora ainda mais. Clébio Jacaré, do União Brasil, usa verde e até os seus carros são verdes. Já Dudu Reina (PP) usa o azul, a cor que no passado foi usada pelo prefeito Rogerio Lisboa. O pré-candidato do PT, Tuninho da Padaria, varia. O vermelho não foi adotado por ele como cor predominante. Tuninho varia no branco, rosa e azul. A candidata Iza Dutra, do Novo, é outra que não adotou muito a cor azul. Aluísio Gama, que está no PSB, tem usado com frequência o azul mais claro, mas não tem sido uma regra do seu marketing pessoal de roupas. Léo Mazzutti, da REDE, também varia nas cores e estilos.
Escrevo isso para mostrar que as pré-candidaturas que estão à frente nas pesquisas, adotaram cores e estilos definidos. Em campanha eleitoral tudo é observado e não pensem que isto não está vinculado à construção das imagens. A sociedade está cada vez influenciada pelo visual. Estilos importam e facilitam a identificação.

Comunicação
As políticas de comunicação das pré-candidaturas são importantes demais nas campanhas eleitorais. Ruídos soltos geram distorções. A dinâmica eleitoral não permite a perda tempo para correções das comunicações fáceis de serem distorcidas. São as candidaturas majoritárias que vão conduzir o processo, afinal são elas que sentirão os efeitos da comunicação que saem do grupo. As propagandas eleitorais serão veiculadas na TV a partir do dia 16 de agosto e quando isso acontecer à compreensão dos blocos ficará mais evidente para o eleitorado. Será colocado o quem é quem!

Na TV
No dia 16 de agosto começa o período de propaganda eleitoral na televisão. Sabemos a importância delas no fortalecimento dos nomes. É a partir daí que veremos o estilo que cada candidatura adotará em relação aos demais candidatos. Vamos aguardar para ver se teremos uma campanha televisiva marcada por propostas ou por ataques.

Trunfos do Dudu


Quando se fala de Dudu Reina (PP) todos imaginam que seu trunfo é ser o escolhido pelo prefeito Rogerio Lisboa na sucessão eleitoral. Mas ele tem muito mais a apresentar em termos administrativos. Por anos a Câmara Municipal ficou inadimplente com o aluguel e foi na sua gestão que o problema foi solucionado. A imagem de quem deixa o Poder Legislativo sem dívidas é um trunfo que Dudu Reina deverá usar. Outra característica forte é o vínculo com a cidade e seu passado. Dudu criou Centro de Cultura, Pesquisas, Memória e Documentação Histórica Mario Marques, órgão que tem como princípio primordial fortalecer o sentimento de pertencimento dos iguaçuanos. Foi ele, também, o autor da criação da Comenda Carmelita Brasil, que homenageia as mulheres que se destacam na sociedade iguaçuana e, além disso, presta homenagem ao batizar a Comenda com o nome da primeira vereadora de Nova Iguaçu e do Estado.

Visibilidade nas ruas
As candidaturas proporcionais são importantes para darem visibilidade aos candidatos majoritários, assim como as militâncias partidárias ou mesmo de grupos políticos. Durante o período eleitoral essa visão das candidaturas ficará mais evidente para o eleitorado.