SESC NOVA IGUAÇU RECEBE MONÓLOGO COM VILMA MELO, ESPETÁCULO PARA SURDOS, E MONTAGEM COM CAIXAS DE PAPELÃO PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

15 de ago. de 2024

SESC NOVA IGUAÇU RECEBE MONÓLOGO COM VILMA MELO, ESPETÁCULO PARA SURDOS, E MONTAGEM COM CAIXAS DE PAPELÃO PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA

“A Busca”, “Mãe de santo” e “Caixa Ninho” são as atrações deste fim de semana na unidade


O fim de semana será de teatro no Sesc Nova Iguaçu. Nesta sexta-feira (16), tem o espetáculo “A busca”, que promove um encontro artístico das culturas surda e ouvinte. No sábado (17), o público vai se emocionar com o monólogo “Mãe de santo”, com a premiada atriz Vilma Melo, que interpreta, ao mesmo tempo, várias mulheres pretas. E no domingo (18) será a vez de “Caixa Ninho”, que traz para o palco um mundo feito de 720 caixas de papelão onde a imaginação das crianças voa longe.

O espetáculo “A busca”, da Cia. Moitará, contempla de forma artística o encontro de duas culturas – a surda e ouvinte, promovendo através da linguagem da máscara e de libras a reflexão da temática do espetáculo para além da palavra falada. O texto original foi adaptado ainda para visual vernacular, uma linguagem teatral, da comunidade surda, em que se trabalha com as sensações.


Com os atores Erika Rettl, Jhonatas Narciso e Venício Fonseca em cena, a montagem reflete sobre a importância do feminino para o equilíbrio da vida, convidando o espectador a se conectar com sua natureza íntima e refletir sobre a qualidade das relações que estabelece com o mundo ao seu redor. A apresentação vai acontecer na sexta-feira (16), às 19h.

Já no monólogo “Mãe de santo”, a atriz Vilma Melo, protagonista da série “Encantado’s”, do Globoplay, dá vida a várias mulheres negras. Apesar de estereotipadas, essas figuras religiosas são plurais e, muitas vezes, não recebem o acolhimento de que necessitam. Mesmo assim, ressignificam suas histórias em prol do viver individual e do coletivo existentes nas comunidades que lideram.

O monólogo, que será apresentado no sábado (17), às 19h, tem direção geral de Luiz Antonio Pilar, o espetáculo foi escrito pela autora teatral Renata Mizrahi a partir de textos e relatos da filósofa, escritora e professora Helena Theodoro, que celebrou seus 80 anos em 2023. Com “Mãe de santo”, Vilma Melo – primeira atriz negra vencedora do Prêmio Shell (2017) - foi indicada aos prêmios APTR 2022 e Shell 2023.

“Caixa Ninho”: imaginação das crianças voa longe

Em um formato bastante atraente para as crianças da primeira infância, de até 6 anos de idade, 720 caixas de papelão fazem parte do cenário do espetáculo “Caixa Ninho”, que será apresentado no domingo (18), às 16h. Neste mundo de caixas, crianças e adultos encontram um ninho e presenciam os primeiros voos de uma caixa passarinho. O elenco fica junto às caixas e estabelece um vínculo de construção e acolhimento.

Foi pesquisando mais a fundo esse objeto de desejo infantil, que o coletivo Eranos Círculo de Arte, de Itajaí (SC), chegou ao formato da peça - já assistida por cerca de 2400 pessoas em 60 apresentações. Para o diretor Leandro Maman, é uma grande responsabilidade, e também gratificante levar o espetáculo em cidades do interior, principalmente para as crianças da primeira infância, que muitas vezes estão participando pela primeira vez de uma experiência teatral.

SERVIÇO

Fim de semana de teatro. 16/08, às 19h – A busca; 17/08, às 19h - Mãe de santo; e 18/08, às 16h – Caixa Ninho. Sesc Nova Iguaçu (Rua Dom Adriano Hipólito, 10 – Moquetá). Ingressos: R$ 10 (inteira), R$ 5 (meia-entrada) e grátis (credencial plena Sesc e público cadastrado no PCG).