Por Almeida dos Santos
Na noite da última terça-feira, dia 6, o mandato do vereador Dr. Robertinho (PDT), membro da Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, conferiu ao Dr. Zanon de Paula Barros, fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Nova Iguaçu (IHGNI), o mais que merecido Título de Cidadania Iguaçuana. Tive a honra de ser um dos articuladores, com afinco, para ver a oferta desta comenda acontecer, provocado, no bom e saudável sentido, pelo atual presidente do IHGNI, Dr. José Luiz Teixeira, este que tanto lutou por essa justíssima homenagem. Dr. Robertinho, autor da oferta do título, logo que procurado por mim, teve a sensibilidade de imediatamente incluir na lista de agraciados o nome do Dr. Zanon. E agora posso dizer: eu, que não sou iguaçuano de nascença e nem título, mergulhei, com orgulho, de corpo e de alma, para ver o mais que merecido título de cidadania ser entregue ao Dr. Zanon.
Encontro
Na ocasião da entrega do Título de Cidadania ao Dr. Zanon de Paula Barros, o ex-deputado federal Jorge Gama, figura política ativa na cidade, fez questão de entregar ao Dr. Zanon à cópia de uma carta que ambos trocaram há décadas. Como não poderia deixar de ser, a missiva envolvia assuntos de interesse de Nova Iguaçu.
Vice escolhido
O ex-vereador Alexandre Novaes (PSB), filho do ex-deputado Luiz Novaes, é o indicado para ser o vice na chapa liderada pelo ex-prefeito Aluísio Gama (PSB). O anúncio foi feito na convenção do PSB realizado no último dia 3, no Iguaçu Basquete Clube (IBC).
Tá perto
A partir do dia 16 começa, pelo menos oficialmente, a campanha eleitoral. Faltam poucos dias para que o Calçadão de Nova Iguaçu, local estratégico para as candidaturas majoritárias, comece a receber os candidatos com suas respectivas militâncias. Os ânimos estarão mais acirrados com o passar do calendário eleitoral e, este ano, ainda não sei se haverá um encontro dos representantes das campanhas com o juizado eleitoral para, ao menos, uma conversa amistosa pedindo para que os candidatos evitem o acirramento que tem sido comum se ver nas campanhas eleitorais.
O que virá?
Não é de agora que não vemos ou sequer ouvimos falar em “planos de governo”, eles que num passado próximo eram conhecidos também como “plataformas eleitorais”. Vamos aguardar as campanhas para ver quais são os trunfos que os candidatos apresentarão para seduzirem o eleitorado. Não adianta falar isso ou aquilo caso não apresentem fonte de custeio ou viabilidade financeira para a execução.
Devemos pensar nisso
Hoje, por iniciativa do presidente da Câmara, Dudu Reina (PP), a primeira vereadora de Nova Iguaçu, Carmelita Brasil, virou nome de comenda que o Poder Legislativo oferece para reconhecer mulheres que se dedicam a construir uma cidade mais justa e mais humana, mantendo vivo também o nome e a história de Carmelita como patrimônio de empoderamento feminino no Município. Acredito que na próxima gestão, o prefeito eleito crie uma espécie de espaço que reverencie as mulheres iguaçuanas, políticas ou não, que fizeram história na cidade.