SE A ELEIÇÃO FOSSE HOJE, DUDU REINA (PP) GANHARIA A CORRIDA À PREFEITURA DE NOVA IGUAÇU NO PRIMEIRO TURNO, APONTA IPEC - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

12 de set. de 2024

SE A ELEIÇÃO FOSSE HOJE, DUDU REINA (PP) GANHARIA A CORRIDA À PREFEITURA DE NOVA IGUAÇU NO PRIMEIRO TURNO, APONTA IPEC

Pesquisa mostra candidato com 44%, enquanto demais concorrentes somam 36%


Uma pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Nova Iguaçu, realizada pelo Ipec (ex-Ibope) para a Rádio Tupi e divulgada nesta quinta-feira (12), aponta que Dudu Reina (PP) ganharia no primeiro turno caso a eleição fosse hoje. No levantamento estimulado, no qual os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Dudu Reina tem 44% da preferência dos eleitores. Já os demais concorrentes somam 36%: Clébio Lopes Pereira, o Clébio Jacaré (União Brasil) tem 16%; Tuninho da Padaria (PT), 13%; Iza Dutra (Novo), 3%; e Aluisio Gama (PSB) e Dr. Leonardo Mazzutti (Rede), 2% cada.

A pesquisa mostra ainda que 8% dos eleitores ainda estão indecisos, enquanto 13% planejam votar em branco ou anular o voto. Entre aqueles que já escolheram o candidato, 58% afirmam que a decisão é definitiva, enquanto 40% admitem que ainda podem escolher outro nome até a eleição. Não responderam 2%.


Para se eleger no primeiro turno, o candidato precisa receber mais de 50% dos votos válidos. Um único voto a mais que a metade de todos é o suficiente para um candidato ser declarado vencedor. Para calcular o número de votos válidos, é necessário excluir os votos brancos e nulos.

Esta é a segunda pesquisa realizada pelo Ipec após o registro das candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No primeiro levantamento do instituto, divulgado em 29 de agosto, Dudu Reina - candidato apoiado pelo atual prefeito da cidade, Rogerio Lisboa (PP) - tinha 33% das intenções de voto na pesquisa estimulada, o que mostra que o candidato cresceu 11 pontos percentuais nas últimas duas semanas.

Dudu Reina também lidera o levantamento no cenário espontâneo, quando o entrevistado não tem acesso aos nomes dos candidatos. Neste, o presidente da Câmara aparece em primeiro lugar com 26% das intenções de voto, 16 pontos percentuais à frente de Jacaré, citado por 10% dos eleitores. Tuninho da Padaria (4%), Iza Dutra (1%) e Dr. Leonardo Mazzutti (1%) aparecem na sequência. Aluísio Gama ficou com 0%. Ainda neste cenário, 16% dos entrevistados disseram que devem votar em branco ou anular o voto, enquanto 37% dos eleitores não souberam responder ou preferiram não opinar.

O Ipec também avaliou dois cenários em caso de segundo turno. Em uma disputa entre Dudu Reina e Clébio Jacaré, o candidato do PP venceria com 55% dos votos, contra 21% para o representante do União Brasil. Já contra Tuninho da Padaria, Dudu teria 57% e o candidato do PT, 19%.

DUDU REINA TEM A MENOR REJEIÇÃO

Dudu Reina também é o candidato com a menor rejeição entre o eleitorado. O Ipec perguntou aos entrevistados em qual candidato à Prefeitura de Nova Iguaçu eles não votariam de jeito nenhum. Apenas 8% citaram Dudu Reina, enquanto 28% mencionaram Clébio Jacaré e 20% apontaram Tuninho da Padaria. Em seguida, vieram Aluísio Gama (18%), Iza Dutra (15%) e Dr. Leonardo Mazzutti (10%).

A pesquisa Ipec foi realizada entre os dias 7 e 9 de setembro de 2024, com 800 eleitores de Nova Iguaçu, O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo Nº RJ-01535/2024. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

O levantamento também questionou os eleitores sobre a atual gestão da cidade, aprovada por 81% dos entrevistados. Para 45%, a administração é avaliada como ótima ou boa, enquanto 36% a consideram regular. Já 15% classificam como ruim ou péssima.

Ainda segundo a pesquisa do Ipec, a saúde (65%), a segurança pública (39%) e a educação (39%) são as três maiores preocupações dos iguaçuanos. Transporte coletivo (21%), abastecimento de água (19%) e geração de empregos (16%) vêm na sequência. Rede de esgoto (17%), trânsito (11%), calçamento de ruas e avenidas (9%) e limpeza pública (8%) também foram citados pelos entrevistados.