Por Almeida dos Santos
Solicitei à Biblioteca Nacional e brevemente devo trazer imagens de documentos relativos ao período de quando a Vila de Iguassú estava extinta e existia um processo de recategorização para voltar à condição de Vila. Sobre á solicitação que fiz, funcionários da Biblioteca Nacional localizaram o material que envolve nomes de pessoas relacionadas a uma representação feita pela Câmara Municipal, à época, solicitando a recategorização ao status da Vila. Um desses documentos é datado de 8 de julho de 1835, prestes a completar 190 anos. Um material importante para a história e a memória da Câmara.
Esforço concentrado
Liderando as pesquisas com folga em relação aos demais candidatos à Prefeitura de Nova Iguaçu, Dudu Reina (PP) aparece na pesquisa induzida feita pelo IPEC, registrada sob o número RR-01535/2024, com possibilidade de decidir a eleição no primeiro turno. Mas o moço tem dito para as pessoas mais próximas que as pesquisas eleitorais são importantes, mas elas não substituem o resultado das urnas. Vitória anunciada só tem valor quando é feita pela Justiça Eleitoral.
Sem o “já ganhei”
O “já ganhei” é um candidato que já perdeu para muitos outros candidatos na história da política. Uma vez, em Nova Iguaçu, um grupo político se reunia em um famoso restaurante de uma casa de shows comemorando uma suposta vitória, quando, na verdade, o resultado das urnas consagrou vencedor o opositor deste grupo. Foi neste dia que, ainda jovem, pude testemunhar que o “já ganhei” pode ser a pior derrota.
Parabéns, Paulo!
O querido repórter fotográfico Paulo Santos, conhecido por seus livros e exposições sobre a cidade e pessoas que a constroem, completa 70 anos de vida no próximo domingo. Paulo é uma espécie de patrimônio iguaçuano e que na sua vida tem curiosidades envolvendo o seu nome e sua história. Paulo, que já foi carteiro, já tem o seu nome “dado” a uma rua e chegou até mesmo a ser enredo de uma escola de samba. Esse carismático amigo é, como o vejo, um menino de 70 anos com muitos sonhos de realizações.
Anatomia estranha
Acompanho política tem tempo e me concentro em acompanhar o processo eleitoral em Nova Iguaçu. No entanto, vira e mexe espio a política de Belford Roxo e o que me chama atenção é que lá tá sobrando “canelas” e faltando “cabeças”. Enfim!
Para pensar…
Rogerio Lisboa é o primeiro prefeito reeleito depois de algumas décadas e agora coloca as mãos em Dudu Reina (PP), que aparece liderando as pesquisas. Um caso de força política que pode se consolidar com a vitória, a reeleição e a sucessão. O tempo dirá.
Respeitável marca
Se eleita, Sheila Gama (PSB) poderá ter o seu retrato na Galeria de Vereadoras da Câmara Municipal de Nova Iguaçu. Seria uma respeitável marca para uma mulher na política iguaçuana e caso único, em 191 anos, de uma mulher que foi prefeita e, caso eleita vereadora, também terá a sua história no Poder Legislativo. É bom lembrar que Sheila Gama já exerceu mandato de deputada estadual.