A JOVEM ANA VITÓRIA NICOLAU É DESTAQUE NA LITERATURA INFANTIL DE NOVA IGUAÇU - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

16 de out. de 2024

A JOVEM ANA VITÓRIA NICOLAU É DESTAQUE NA LITERATURA INFANTIL DE NOVA IGUAÇU


Ana Vitória Nicolau despertou para a leitura e a escrita muito cedo. Aos 3 anos, ela já estava às voltas com os livrinhos. Com a alfabetização, a escrita foi se desenvolvendo e ela já está em sua segunda aventura literária. Hoje aos 10 anos, depois de lançar o livro “Tamires e a coelha que Deus lhe deu”, ela agora participou do projeto que resultou na publicação “Dança das letrinhas”, com um grupo de 24 autores organizado por Michelle Jennifer Marques Varela e Renata Felício Maia. A jovem escritora vai autografar a publicação no Espaço do Cliente, segundo piso do TopShopping, no centro de Nova Iguaçu, nesta sexta-feira (18), às 16h, em mais uma ação do projeto "Tarde de Autógrafos Livros para Voar" do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita, da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, a Fenig, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

“Com 3 anos de idade, a Ana Vitória começou a se interessar por projetos de leitura na igreja Batista Luz e começamos a participar do projeto “Clube do Livro do Pilar”, aqui mesmo de Nova Iguaçu. As reuniões semanais levaram a Ana a criar histórias, uma delas resultou no primeiro livro “Tamires e a coelha que Deus lhe deu”, conta a mãe de Ana Vitória, a também escritora Ana Lúcia Nicolau.


Ana Vitória dessa vez desenvolveu um texto sobre seu cachorrinho para “Dança das Letrinhas”. O texto “O totó da Ana Vitória” é uma declaração de amor dela aos animais. “As minhas maiores inspirações literárias são Ziraldo, com o seu “Menino Maluquinho” e Maurício de Souza, e sua “Turma da Mônica”. Eu admiro muito Anne Frank, pelo diário que ela escreveu, além disso, eu me dedico ao estudo bíblico”, conta Ana.

Mas, não é só a escrita que tem encantado a menina. Ela também está se dedicando à música. Ana já toca violino. E a Ciência também tem lugar no seu coração. Ela pretende, no futuro, ingressar na área de Saúde.


Com tantos talentos e muito ainda a realizar, Ana Vitória conta com o grande apoio da família. A mãe Ana Lúcia destaca a importância dos bons exemplos que a filha recebe, a educação escolar e o incentivo para se dedicar às tarefas como pilares na criação da jovem, sempre com tempo para ser criança e desfrutar do lazer que uma vida feliz necessita.

Além da Tarde de Autógrafos, destacando talentos como Ana Vitória, a ação “Livros para Voar”, da Fenig, recebe doações de livros, faz as publicações circularem pela cidade e fortalece os autores e a produção literária de Nova Iguaçu e da Baixada. A ação é dedicada aos romances de ficção e não ficção, poesias, biografias e estilos literários diversos. A ideia é a democratização de leitura que amplia o conhecimento. São 11 totens com as caixas do projeto para receber doações de livros e para que qualquer pessoa possa pegar uma publicação gratuitamente para desfrutar da leitura. As caixas estão na sede da Fenig (Rua Governador Portela, 812, no centro de Nova Iguaçu), no TopShopping, Prefeitura de Nova Iguaçu, Hospital Geral de Nova Iguaçu (Posse), Igreja Santo Antônio da Prata, Igreja São Miguel Arcanjo (Miguel Couto), OAB Nova Iguaçu, Casa de Cultura, Casa do Professor, CEFET-NI e Loja Caçula Nova Iguaçu.