TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

28 de out. de 2024

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Pra janeiro
Inevitável após uma eleição municipal os olhares não se voltarem para a composição da futura Mesa Diretora da Câmara. É natural que – já que no primeiro turno foi definido o futuro prefeito, que será Dudu Reina (PP) – a atenção se volte para o Poder Legislativo. A Casa terá que escolher quem será o seu presidente. A sessão de posse e instalação dos vereadores deverá contar com a presença do Dudu. Quem deverá presidir é o vereador eleito com mais idade, neste caso o Rogério do Pneu (Republicanos), pai do deputado federal Juninho do Pneu (Republicanos).

Durante janeiro
Uma vez escolhida à presidência e a Mesa Diretora da Casa, os vereadores escolherão, posteriormente, os membros das comissões permanentes que, por acaso, são 23 comissões, o mesmo número de vereadores da nova legislatura. O líder de governo também deverá ser apresentado após definida a Mesa. É importante lembrar, que na política não há espaço vago e existem comissões cobiçadas, como por exemplo: a Comissão de Constituição, Justiça, Direitos Humanos e Cidadania.

Detalhes interessantes
A eleição 2024 carrega detalhes interessantes. Não só o presidente da Câmara, Dudu Reina (PP), foi escolhido para prefeito. A votação dos vereadores foi a mais alta e Vaguinho Neguinho (PRD), com 13.587 votos, se consagrou como o vereador com mais votos na história da cidade. Há também o detalhe do próprio Rogerio do Pneu eleito. Geralmente é o pai que faz o filho vereador, mas neste caso foi o filho, ex-vereador, que transferiu o voto para o pai se tornar vereador. Outro detalhe é que apesar de dobrado o número de cadeiras, nenhuma mulher foi eleita, o que caberá uma reflexão profunda daqueles que fazem política. Já o número de vereadores negros em relação à legislatura que termina aumentou. Lindbergh, ex-prefeito, não conseguiu emplacar um vereador do PT. A eleição da Câmara servirá muito para que os observadores da política possam se debruçar sobre alguns dados e ver essa correlação de força política na cidade. Tanto de figuras quanto de grupos.

Expectativa
A vitória de Dudu Reina com 74,77% dos votos válidos, saindo da presidência da Câmara direto para a Prefeitura, dá um tom diferente no que refere às posses dos recentes prefeitos eleitos na história da cidade. Dudu assumirá a Prefeitura ainda com a imagem de uma figura do Poder Legislativo. A campanha eleitoral, é claro, amenizou a imagem de presidente e potencializou a de prefeito, mas ainda carrega sua marca de vereador. Sendo assim, Dudu, por ser oriundo do Legislativo, deve estar preparando um discurso de posse falando do quanto foi bom para a cidade, e para os próprios 10 vereadores reeleitos, a harmonia entre os poderes. Olhando bem, tivemos 100% de reeleição e uma projeção do Legislativo para o Executivo. Um argumento que Dudu deve usar para falar da importância da garantia da governabilidade.

Por falar em Legislativo…
O próximo presidente da Câmara terá um assunto que vai lhe perseguir. Como se sabe, Dudu Reina termina a sua gestão quitando todos os atrasados que existiam e não haverá ordem de despejo como aconteceu quando ele assumiu e teve que negociar as dívidas passadas. E é aí que entra o detalhe para quem assumir a presidência: sem dívidas, tirar do papel a cobrança de uma sede própria será assunto recorrente, dentro e fora do Legislativo.