TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

8 de out. de 2024

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Lutando pela volta
Uma coisa é certa nesse processo eleitoral de 2024. Ao menos 13 novos nomes farão parte da próxima composição da Câmara, que passa de 11 para 23 vereadores. Os 10 vereadores que tentam a reeleição são: Alcemir Gomes (Solidariedade), Alexandre da Padaria (PSDB), Claudinho da Kombi (PP), Cláudio Haja Luz (Republicanos), Dr. Márcio Guerreiro (PP), Dr. Robertinho (PDT), Jeferson Ramos (Avante), Maninho de Cabuçu (MDB), Maurício Morais (PSD) e Vaguinho Neguinho (PRD).

Proeza
Aquele menino que alguns imaginavam que não consolidaria uma caminhada política de ascensão rápida pode estar prestes a conquistar esse feito. Dudu Reina (PP), presidente da Câmara que disputa o cargo de prefeito de Nova Iguaçu, pode escrever nessa eleição, um fato raro. É o de se consagrar como alguém que em menos de cinco anos, terá a proeza de ter sentado à cadeira de dois poderes distintos através do voto democrático. Em caso de uma vitória no primeiro turno, isso será o que chamam de “cereja do bolo”.

Na reta final
Nessa reta final o prefeito Rogerio Lisboa fez o chamado esforço concentrado para apresentar os seus candidatos à vereança, em especial nas redes sociais. Gravou pedindo votos para eles. Tanto para vereadores com mandatos quanto para candidatos que ele apoia diretamente e ainda não experimentaram sentarem em uma das cadeiras da Câmara.

Coesos
O bloco de vereadores que apoiou o governo Rogerio Lisboa, votando aliado às mensagens da administração e sem criar transtornos, conseguiu pavimentar a caminhada de Dudu Reina (PP) neste processo de disputa pela Prefeitura. Em caso de infortúnio eleitoral de algum deles, pode ter certeza que a participação no governo não pode ser descartada. Dudu faz política de grupo e nesse pouco tempo como presidente da Câmara deixou isso evidente para os seus aliados.

Precipitação
Clébio Jacaré (União), que aparece em segundo lugar nas pesquisas, talvez não tenha percebido que, quando anunciou os nomes que seriam os seus secretários e secretárias, estaria antecipando uma coisa preciosa na política: o espaço das alianças. Para ele cumprir isso teria que vencer no primeiro turno. Caso vá para o segundo turno terá que repactuar as alianças e a ocupação de espaço governamental. Conseguiu gerar adversários internos sem esforço algum dos adversários externos. Cometeu um grande pecado. Vai ter que orar e jejuar muito.

Depois reclamam
Os políticos daqui, quando chega o período eleitoral municipal, trazem nomes de políticos de outras regiões para fortalecerem as suas candidaturas. Depois que passa o processo eleitoral na cidade, vem à disputa estadual. Aí alguns reclamam que vem muita gente de fora pedir votos aqui. Pois, é…

Triste, né!
Sou extremamente favorável ao Bolsa Família. Mas pode ter certeza que essa questão de beneficiários do Bolsa Família terem usado recursos para apostarem em jogos de cassinos eletrônicos, isso reforça o discurso dos que querem acabar com esse programa de transferência de renda. E isso será usado na disputa de 2026. Pode ter certeza!