UNIMED NOVA IGUAÇU ESTIMULA A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

29 de out. de 2024

UNIMED NOVA IGUAÇU ESTIMULA A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA


De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que, em 2025, cerca de 74 mil novos casos do câncer de mama sejam diagnosticados, sendo o tipo mais prevalente entre as mulheres no país. Os números são alarmantes e, com objetivo de informar e prevenir, as equipes do Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) e do Centro de Atendimento Multidisciplinar (Camu) da Unimed Nova Iguaçu desenvolveram diversas ações voltadas aos colaboradores e pacientes. Uma palestra sobre o câncer de mama, fatores de risco, diagnóstico e sintomas foi conduzida pela Oncologista e Oncogeneticista, Dra. Lívia Moura, responsável técnica do Espaço Cuidar Bem Centro Oncológico. A cooperada dermatologista, Dra. Daniele Guabiraba, falou sobre os cuidados com a pele e cabelos da paciente oncológica.

Segundo o mastologista, Dr. Carlos Ricardo Chagas, cerca de 95% dos casos de câncer de mama diagnosticados no início têm chance de cura, e a principal forma de prevenção ainda é o diagnóstico precoce. “Realizar anualmente os exames de mamografia e ultrassonografia, a partir dos 40 anos, é fundamental para detectar eventuais tumores ainda em estágio inicial e começar o tratamento o quanto antes”, afirma. Casos específicos, considerando histórico familiar e outros fatores de predisposição, podem exigir mudanças nessa conduta, reforça Chagas.

Sobre o autoexame, os especialistas fazem um alerta: “Embora relevante para conhecimento do próprio corpo e identificação de mudanças nas mamas, não é suficiente para a efetiva detecção do tumor em fase precoce. Somente o exame é capaz de identificar tumores milimétricos, que não são palpáveis ao toque”.

A oncologista explica ainda que, na fase inicial, o tumor geralmente não causa dor. Porém, à medida que cresce, alguns sintomas são perceptíveis, tais como: aparecimento de um nódulo ou de um espessamento da mama, próximo a ela ou na região da axila; alteração no tamanho ou na forma da mama; mudança no aspecto da mama, auréola ou mamilo; saída de secreção pelo mamilo, sensibilidade mamilar ou inversão do mamilo para dentro da mama; enrugamento ou endurecimento da mama (a pele da mama adquire um aspecto de casca de laranja); sensações diferentes como calor, inchaço e rubor.

PROGRAMA "MULHERES QUE SE CUIDAM"

Com o intuito de conscientizar e reduzir o alto índice do câncer de mama, a Unimed Nova Iguaçu desenvolveu o Programa "Mulheres que se cuidam", aprovado, recentemente, pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O programa objetiva detectar precocemente o câncer de mama em beneficiárias com idades entre 40 e 75 anos. Além do acesso facilitado a exames preventivos e diagnósticos, o foco é aumentar as chances de tratamento bem-sucedido e cuidados multidisciplinares adequados. O projeto contou com o apoio técnico do cooperado mastologista, Dr. Carlos Ricardo Chagas.

Mais informações sobre o programa, acesse: https://www.unimed.coop.br/site/web/novaiguacu/mulheres-que-se-cuidam.